Doe sangue no Extra

Centenas de pessoas compareceram voluntariamente ao estande da campanha “Dê Vida. Doe Sangue”, que está sendo realizada no Hipermercado Extra desde a semana passada. A campanha continua até sexta-feira (8).

De acordo com a assistente social do Hemonúcleo da Unesp, Maria do Carmo Delbon, o estoque de bolsas está praticamente com metade da quantidade considerada ideal. “Costumamos nos basear nos tipos de sangue A e O positivo. Quando temos uma faixa de 60 a 70 bolsas, dizemos que o estoque está bom. Atualmente, estamos com 30 de cada”.

Maria do Carmo explica que a redução geralmente acontece em época de férias em decorrência da baixa procura por parte dos doadores e do aumento do número de acidentes. “Por isso está sendo ótimo estarmos dentro do Extra. Muitas pessoas têm interesse em doar, mas não vão até o Hemonúcleo. Desde o primeiro dia da campanha, notamos um aumento no número de voluntários”, frisa.

Triagem

A triagem clínica é feita no próprio local por funcionárias da equipe do Hemonúcleo.

Para doar, a pessoa deve apresentar o RG, ter entre 18 e 60 anos, peso acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Não deve estar em jejum, mas apenas não ter comido ovos e alimentos gordurosos. Uma norma do Ministério da Saúde determina que pessoas com tatuagem podem doar desde que ela tenha sido feita há pelo menos três anos.

Os interessados podem se apresentar neste sábado (2), das 9h às 12h30; e de segunda (4) à sexta-feira (8), das 8 às 11 horas e das 16 às 19 horas.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Boletim Diário número 75 – de 14 de junho de 2024

Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da USF do Adalberto Roxo

Edição 1605 – de 14 a 18 de junho de 2024

(Editorial) Queimadas urbanas! Reclamações todos os dias

CATEGORIAS