Docentes de Psicologia da Uniara têm artigo publicado em livro sobre vulnerabilidade social na pandemia

0
423

Obra pode ser acessada e baixada gratuitamente na internet

A coordenadora e a professora do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Simoni de Cassia Haddad Penteado e Daniela Cristina Mucinhato Ambrósio, tiveram o artigo “Morte, luto e vulnerabilidades: atualizações e enfrentamento na sociedade da Covid-19” publicado no livro “Vulnerabilidades sociais em tempos de pandemia”. A obra pode ser acessada e baixada gratuitamente pelo link https://bit.ly/36hLpwe.

“De modo geral, o artigo faz uma narrativa da história da nossa sociedade com a temática da morte, mostrando que, durante muito tempo, ela foi interdita e, em alguns momentos, ‘domada’, ou seja, as pessoas tinham tendência a não olharem para a morte como um mecanismo de defesa, diante da sua finitude e da ansiedade que a terminalidade geraria”, contextualiza Penteado.

Ela acrescenta que, no texto, também foi abordada a importância dos rituais envolvidos no momento da morte – velório e sepultamento – e o papel que isso tem para a estruturação psíquica das pessoas diante da perda. “Na sequência, discutimos o quanto, durante a pandemia, isso foi retirado das pessoas: a dificuldade de realizarem o velório e o sepultamento com a família, promoveu, de algum modo, uma ruptura nesses ritos, que são tão importantes para a nossa estruturação psíquica, para que possamos lidar com a perda dos entes queridos”, explica.

Outro conteúdo tratado no artigo foi, de acordo com a coordenadora, a importância da utilização de alguns rituais de forma remota, virtual. “Listamos algumas ações que têm sido propostas, dentre elas o projeto Inumeráveis, que é um tipo de memorial, onde as famílias colocam informações e homenagens para seus entes queridos que se perderam na pandemia. E, finalmente, discutimos a importância de se refletir sobre a morte”, finaliza Penteado.

Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.