Docente de Odontologia da Uniara é uma das coautoras de artigo publicado em periódico internacional

0
86

Conteúdo pode ser acessado e baixado gratuitamente na internet

A professora do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Patricia Aleixo dos Santos Domingos, é uma das coautoras de um artigo publicado na revista internacional PLOS ONE, considerada de alto fator de impacto, de acordo com a docente. O conteúdo, cuja autora principal é Cristina Dupim Presoto, pode ser acessado e baixado gratuitamente pelo link https://bit.ly/3cAbmGI.
O artigo tem como título “University engagement of dental students related to educational environment: A transnational study”. “O University Student Engagement Inventory – USEI é uma escala psicométrica utilizada para medir o engajamento de estudantes universitários. O instrumento original é composto por 32 itens que abrangem o envolvimento comportamental, emocional e cognitivo”, contextualiza a docente.
Ela menciona que o envolvimento comportamental está relacionado com a participação do aluno em sala de aula e em atividades extracurriculares. “Já o envolvimento emocional abrange os sentimentos de concordância ou discordância dos alunos com as instruções dos professores, e o envolvimento cognitivo se refere ao comprometimento dos alunos para compreenderem conceitos complexos e colocá-los em prática. Essa versão de 32 itens não mostrou bom ajustamento na validação com estudantes portugueses das áreas de ciências biológicas, sociais, exatas e engenharia. Dessa forma, o instrumento foi refinado, originando uma versão reduzida com quinze itens que avaliam os mesmos fatores”, esclarece.
Dessa maneira, os objetivos do estudo, de acordo com Patricia, foram determinar a validade e a confiabilidade do USEI, em suas versões original – 32 itens – e reduzida – quinze itens -, com estudantes americanos e brasileiros, e avaliar a influência do gênero e do nível acadêmico no engajamento universitário. “Todos os alunos de graduação em Odontologia da Uniara, da Stony Brook School – SBU of Dental Medicine, de Nova York, nos Estados Unidos, e da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp que concordaram em participar e assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido, foram incluídos no estudo. Eles responderam os questionários em sala de aula, na presença do pesquisador responsável”, detalha a professora.
Como resultado, foi possível observar, segundo ela, que a versão reduzida refinada do USEI apresentou ajuste adequado aos estudantes americanos e brasileiros das universidades. “O gênero – feminino/masculino – foi associado ao fator de engajamento comportamental da USEI em estudantes brasileiros e, na amostra dos Estados Unidos, o gênero foi associado aos fatores comportamentais e de engajamento cognitivo. Houve um efeito significativo do nível acadêmico no envolvimento comportamental e emocional para as amostras do Brasil e dos Estados Unidos, respectivamente”, destaca.
A partir disso, “os autores puderam concluir que a versão reduzida refinada do USEI apresentou melhores propriedades psicométricas do que a versão original”. “O gênero influenciou o engajamento cognitivo na amostra dos Estados Unidos e o engajamento comportamental em ambas as amostras, com estudantes do sexo feminino apresentando maior engajamento. O nível acadêmico influenciou o engajamento comportamental na amostra brasileira, com alunos dos primeiros anos do curso apresentando maior envolvimento, e no engajamento emocional na amostra dos Estados Unidos, com alunos dos últimos anos do curso demonstrando maior envolvimento”, relata Patricia.
Quanto ao fator de impacto da revista, ela comenta que foi de 2.776, em 2018. “É um método bibliométrico para avaliar a importância de periódicos científicos em suas respectivas áreas. Trata-se de uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico, criado por Eugene Garfield, em que os de maior fator de impacto são considerados mais importantes”, finaliza.
Além de Patricia e de Cristina, as outras autoras do artigo são Danielle Wajngarten, Ana Carolina Botta, Juliana Alvares Duarte Bonini Campos, Júlia Margato Pazos e Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia.
Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

Deixe uma resposta