Após 10 anos, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais volta a realizar a Feira da Bondade visando arrecadar o suficiente para oxigenar o caixa da entidade que presta inestimáveis serviços aos portadores de necessidades especiais.
Na esteira da benemerência, a diretoria do Sindicato dos Empregados em Comércio Hoteleiro e Similares de Araraquara e Região, SINTHORESSARA, fez uma doação de R$ 1 mil para colaborar com a XX Feira da Bondade da APAE, a ser realizada entre os dias 9 e 12 de novembro deste ano. A entrega do cheque foi feita pelo presidente Isiquiel Pereira Carvalho e pelo diretor Edson Eduardo Nunes Martelli ao presidente da Feira, Carlos Eduardo Kawakame.
Depois dos 10
Após uma década, a APAE volta com a Feira da Bondade para angariar fundos para os programas desenvolvidos e ampliar o número de vagas.
“Recebemos recursos do poder público, de todas as esferas, mas ainda não é suficiente. Com essa verba conseguimos manter nossos serviços, mas, não conseguimos implantar novos projetos como a construção da piscina, o centro de convivência para o deficiente mental idoso, além de adequar a própria estrutura física da instituição”, diz Lígia Maria Costa Celante (diretora técnica). A entidade atende diariamente 390 alunos com atividades educacionais, esportivas e culturais.
Generosidade
Para a diretora Lígia Celante, a doação do sindicato é um estímulo para o evento. “Foi um fôlego para desenvolver o projeto. A Feira da Bondade é muito importante para nós. Antigamente a verba arrecadada mantinha a Apae durante todo o ano”, comenta. Já o presidente do Sinthoressara, Isiquiel Pererira Carvalho, ressalta a importância da participação da sociedade na realização. “É nosso papel colaborar. A entidade realiza um trabalho de credibilidade há anos ajudando pessoas que necessitam de cuidados especiais. É um trabalho muito bonito”, reforça.
Locação
Lígia afirma que serão locados espaços no ginásio da Apae para os comerciantes visando a exposição e vendas de produtos. No espaço externo serão montadas várias barracas de alimentação. Além disso, a APAE prepara atividades de recreação infantil, shows e leilões para a feira. Toda a verba de entrada e alimentos será revertida para a entidade”.
43 anos de amor
A APAE de Araraquara, a exemplo de todas do Brasil, segue a sua trajetória de luta desenvolvendo um trabalho pautado em uma visão crítica, tanto no atendimento direto aos seus assistidos como na conscientização e participação da família e da comunidade. Fundada em 1963, a APAE atualmente presta atendimento educacional especializado a 390 alunos matriculados, bem como atendimentos nas áreas médica, odontológica, assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Desenvolve também projetos específicos na área de artes (banda, coral, grupo de danças, teatro, capoeira, artes visuais) e educação física.
Projeto específico
É o de educação profissional… ações que propiciaram a manifestação e o desenvolvimento das potencialidades da pessoa portadora de deficiência para o mercado de trabalho.
A APAE, como uma entidade filantrópica, é mantida pela colaboração da comunidade e de convênios com órgãos públicos.