Direito de resposta

}

Araraquara, 18 de setembro de 2002

Ilmo. Sr.

Geraldo Polezze

Assunto: publicação (solicito)

Vossa Senhoria bem sabe, como ex-integrante desta Câmara Municipal. Cabe ao vereador, dentre outras atividades, fiscalizar o Poder Executivo, apresentar requerimentos e indicações, propor Projetos com o objetivo de transformá-los em Leis.

Mas também é função do vereador, como representante do povo, homenagear aqueles que no cotidiano colaboram para com o progresso e desenvolvimento citadino. Vossa Senhoria bem sabe disso, pois atuante neste Poder, direcionou também especial atenção no sentido de homenagear aqueles que promoviam Araraquara, contemplando pessoas de bem, cidadãos que prestaram significativa colaboração para com o progresso de Araraquara.

Com relação ao Diploma Valor Militar, Vossa Senhoria bem o sabe, que não é o primeiro a ser apresentado, pelo contrário, já o vereador Dr. Flávio Ferraz de Carvalho homenageara em sua época os atiradores do TG local.

Homenageou, porque certamente lembrou-se destes jovens que prestam este serviço, de vulto, estão constantemente sendo acionados a auxiliarem nas diversas campanhas aqui realizadas.

Estão plenamente identificados com a comunidade local, pois são parte integrante desta comunidade. A própria Câmara, quando da realização de solenidade e sessão solene, solicita a participação destes atiradores, que abrilhantam significativamente.

Vossa Senhoria certamente lembra-se do quão felizes se tornam os agraciados, os homenageados, quando visualizam uma cerimônia brilhante.

Preparam-se também os jovens do Tiro de Guerra a atuar em casos de calamidade pública, ficando a disposição das autoridades para auxiliar, colaborar, prestar seus serviços.

Quando ao Valor Militar, lembro ao jornalista que estando no Tiro de Guerra, constituem eles – os atiradores – parte integrante do Exército Brasileiro, e a prova maior é que, após a passagem por este, ficam obrigados a comparecer anualmente, no espaço de 5 anos, a sede da Junta do Serviço Militar.

É o EXAR – Exercício de Apresentação de Reservista, pois constituem a Reserva do Exército, podendo ser acionados em caso de Guerra.

Não estão os jovens no Tiro de Guerra por brincadeira, para passar o tempo. São preparados para defender a Pátria, recebendo ainda lições de cidadania, de brasilidade.

É o Tiro de Guerra uma “Escola de Civismo e Brasilidade”.

Agora, caro jornalista, Vossa Senhoria critica o Valor Militar para os atiradores, mas acha válido o Valor Militar para a Polícia Civil, que, antes de ler a matéria em seu jornal, acreditava eu que era uma Polícia… Civil.

(Segue lista de homenageados, especialmente estudantes que participaram de olimpíadas de matemática)

Como o caro jornalista pode perceber, foram vários títulos e diplomas, que até hoje – certamente – são guardados com carinho por aqueles que receberam, e fique com a certeza, que engrandecidos ficaram os homenageados, mas mais ainda a própria Câmara Municipal de Araraquara.

Ronaldo Napeloso

Vereador

Resposta do Editor

Uma notícia, de poucas linhas, sobre “Diploma Valor Militar” deu ao vereador Napeloso a oportunidade de viajar e, grotescamente, fazer paralelos.

O seu texto-resposta, em que pese a boa vontade de entendê-lo nas entrelinhas, deve estar sendo dirigido a quem teceu críticas aos atiradores que, por ser óbvio, bem que poderiam receber o “Diploma de Honra ao Mérito”. Valor militar pode ser mensurado por instituição do ramo. Falece, s.m.j., ao nobre legislador o direito de adentrar em seara alheia. Mas, construir o contraponto às respeitosas aleivosias do impoluto vereador não é nosso papel e nem nos anima porque temas sérios estão sobre a mesa.

Só um detalhe, vereador Napeloso: não basta ler, é indispensável saber interpretar. Releia, por favor, a notícia que causou mal-estar em V.Exa. porque essa postura pode motivar aborrecimento em plenário onde seus ilustres pares terão que adivinhar que o seu risco quer dizer Francisco.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Educação SP investe em tutoria contra defasagem no aprendizado de português e matemática

Santa Casa divulga balanço referente ao Programa Saúde Cidadã

Confira as feiras de artesãos e empreendedores do final de semana (28, 29 e 30 de junho)

Choro das Águas: banda Tapa na Pantera homenageia Raul Seixas neste domingo (30)

Serviço de oftalmologia da Santa Casa finaliza mutirão de exames de refração

CATEGORIAS