A Prefeitura de Araraquara informa que é atribuição do prefeito municipal indicar o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) por se tratar de uma autarquia municipal. Contudo, cabe esclarecer que o órgão é independente administrativamente e financeiramente. Ele tem diretoria constituída, quadro de servidores, orçamento e corpo técnico para planejar suas ações e executá-las. Assim, o prefeito municipal não tem participação nas decisões da autarquia, pois reconhece que sua condução se dá de forma independente e tecnicamente qualificada.
Além disso, desde 2014, uma Agência Reguladora fiscaliza e regula a prestação dos serviços públicos de saneamento básico realizados em Araraquara pelo Daae. A atuação desta Agência foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e vem ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico.
A triste ocorrência do último dia 11 de novembro em um dos reservatórios da Vila Xavier tem como provável razão questões técnicas e que devem ser apuradas a partir de uma perícia qualificada e profissional.
Para tanto, o caso está sendo investigado pelo próprio departamento, pela Polícia Civil, pelo Ministério Público e também será por uma Comissão Especial de Investigação (CEI) instituída pela Câmara Municipal. O prefeito Marcelo Barbieri está acompanhando o desenrolar da apuração em todas essas esferas pois é necessário que o caso seja esclarecido tecnicamente.
Dessa forma, tendo em vista todas as frentes de investigação, é precipitado apontar qualquer culpado, pois a investigação está em curso para esse fim. Não se pode acusar, como fez o Jornal de Araraquara na edição da última semana, sem ter a conclusão da perícia técnica.
O prefeito e toda a Administração Municipal mais uma vez lamentam e se solidarizam com as famílias enlutadas. Desde o primeiro momento, assistentes sociais do município estiveram à disposição dos familiares. A Prefeitura reitera que toda a estrutura social do Município continua à disposição dos familiares e moradores daquela região da Vila Xavier. Qualquer decisão judicial será respeitada.
Secretaria Municipal
de Comunicação