Dia Nacional do Teste do Pezinho: saiba tudo sobre este exame

0
698

Nesta terça-feira (6) comemora-se o Dia Nacional do Teste do pezinho, exame obrigatório realizado em recém-nascidos com o objetivo de detectar uma série de doenças e condições congênitas

Com a coleta e análise de apenas algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê é possível identificar precocemente e prevenir complicações de diversas doenças que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), mas podem levar a deficiências ou afetar gravemente a saúde da criança.

A coleta do sangue deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê e é disponibilizada no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa Nacional de Triagem Neonatal consegue identificar até seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doença Falciforme e outras hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

Quando tratadas a tempo, as chances de sequelas são reduzidas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. O exame pode ainda fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.

“A maioria das doenças não apresenta sintomas ao nascimento, por isso o teste auxilia no diagnóstico e tratamento precoce desses pacientes. Algumas doenças raras quando são tratadas precocemente, possibilitam a eliminação de possíveis sequelas para o futuro da criança”, alerta Daniela Fiorenzano, pediatra da Maternidade São Luiz Star.

A unidade da Rede D’Or, localizada na zona Sul da capital paulista, oferece uma versão ampliada do Teste do Pezinho, capaz de identificar 48 doenças.

O exame do pezinho é obrigatório?

O teste é obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos. Este exame faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde. Todos os estados do país estão credenciados para realizá-lo.

 O bebê sentirá dor na coleta do exame?

As mamães e papais costumam ficar preocupados com a realização de exames em seus bebês recém-nascidos. Mas é importante lembrar a importância, mesmo que cause algum desconforto.

O teste é feito rapidamente, e a coleta de sangue é realizada no calcanhar por ser uma região bastante vascularizada, sendo fácil a coleta de algumas gotinhas de sangue.

Quanto tempo demora o resultado?

O tempo de espera para receber o resultado do teste do pezinho é de 10 dias.

O que fazer caso o resultado der positivo?

Caso o resultado seja positivo para alguma doença, o melhor é fazer um novo teste para confirmar. Além disso, o acompanhamento regular com o pediatra é essencial para que ele possa estar ciente das manifestações clínicas da doença.

(Agência VFR)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.