Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem campanha de testagem rápida em frente à Prefeitura

0
352
Ação acontece nesta sexta (1º), das 9h às 16h, e irá ofertar testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C
 
Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento IST/Aids), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, realizará nesta sexta (1º), em frente ao Paço Municipal, testagem rápida  para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C na população interessada. O procedimento será ofertado das 9h às 16h. A ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”, desenvolvida por meio do Programa Estadual de IST/repassada à Secretaria Municipal de Saúde. O tema deste ano é “Mais respeito e menos preconceito”.

A iniciativa visa levar os testes ao maior número de pessoas possível, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico e acesso oportuno ao tratamento.

Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus, inclusive a vertical (de grávidas para bebês). Há 18 anos não temos nenhum caso de transmissão vertical do HIV no nosso município.

Em 2022, o programa IST/Aids/CTA contabilizou 53 novos casos de HIV (mais sete em gestantes),  323 novos casos de sífilis (mais 53 gestantes)  e 6 óbitos relacionados ao HIv/Aids. Em 2023, até junho, foram diagnosticados 27 novos casos de HIV (mais 5 em gestantes), 133 casos novos de sífilis (mais 23 em gestantes) e 9 óbitos relacionados ao HIV/Aids até agora.

Temos no Programa 249 pessoas cadastradas fazendo uso da Profilaxia Pré Exposição (PrEp), sendo que 5% desse valor provém da rede privada. Em 2022, foram atendidos 129 casos de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e em 2023 foram 27 casos até junho.

Foram realizados no CTA e em ações extramuros cerca de 15.800 testes rápidos com diagnóstico de 122 casos de sífilis e 88 casos de HIV. Até agosto deste ano, foram distribuídos aproximadamente 360 mil preservativos internos e externos e gel lubrificante.

Quem não puder comparecer na sexta-feira, poderá fazer o teste a partir do dia 4 de dezembro na Rua Padre Duarte, 2414, no Centro, das 7h30 às 16h30, ou em outras ações que serão realizadas posteriormente na cidade.

Programação

A programação terá início nesta sexta-feira (1º), das 7h às 16h, em frente ao Paço Municipal. Neste sábado (2), ela será desenvolvida das 7h às 13h na USF do Jardim Maria Luiza. No domingo (3), a ação será oferecida das 16h às 20h no Choro das Águas, na Praça do Daae.

A semana terá início com uma ação na segunda-feira (4), das 15h às 19h, na região das boates do Jardim Arco Íris. Na terça (5), a programação terá sequência às 12h45 com uma palestra na  Faculdade de Farmácia da Unesp. Na quarta (6) das 7h30 às 11h, a ação atuará no posto de saúde do Vale do Sol. Na quinta (7), das 7h às 13h, a ação será oferecida no CMS do Selmi Dei I. Na sexta-feira (8), das 9h às 15h, será a vez do Parque Infantil receber a mobilização, que também será feita no sábado (9), das 7h às 13h, no Quilombo Rosa, e no domingo (10), das 17h às 22h, na Rolê Feira, na Praça do Paliteiro.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.