Dia Mundial de Luta contra a Aids: Araraquara lança projeto “Close na Prevenção”

0
851

Objetivo é testar sorologicamente as pessoas para HIV, sífilis, hepatites virais e fazer um trabalho de prevenção, aconselhamento e encaminhamento

Nesta quarta-feira, 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids será marcado em Araraquara por uma programação composta por diversas atrações, em um evento que será realizado das 9h às 16h, no Paço Municipal, na Rua São Bento, 840, Centro. A ação será realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio das Secretarias de Saúde e Direitos Humanos e Participação Popular, e contará com o apoio do Gaspa, RNP+Sol e com a Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+. Um dos destaques da programação é o lançamento do projeto “Close na Prevenção”, marcado para as 11 horas.
O gestor de projetos do Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, Alberto Carlos Andreoni de Souza, explicou o conceito da proposta. “É um projeto de ação para toda a população de Araraquara, inclusive a população vulnerável. O objetivo é testar sorologicamente as pessoas para o HIV, para sífilis, hepatites virais e fazer um grande trabalho de prevenção, de aconselhamento e encaminhamento para toda a população também. Esse projeto é de suma importância porque, além de atingir toda a população, atinge também alguns setores vulneráveis, como por exemplo, os universitários, que estão com um índice muito alto de contaminação com HIV, a população trans, a população LGBT, e a população jovem de 15 a 39 anos, que são as mais acometidas pelo HIV neste ano”, explicou.
Assim, a ideia é chamar a atenção para a prevenção da doença. “O Close na Prevenção vem para mostrar para todas essas pessoas que é necessário se cuidar, que a Aids é uma epidemia que já existe há 40 anos, que não tem vacina e que não tem cura. O único remédio é se prevenir e um deles é usando o preservativo”, completou Albert, que acrescentou que o projeto tem também por objetivo fazer com que todas as pessoas que forem abordadas e capacitadas por ele se tornem multiplicadores da ideia.

OUTRAS ATIVIDADES

O evento contará ainda com testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, mini-palestras e entrega de preservativos e materiais educativos, soltura de balões, além de atividades culturais, apresentação de coral, pernas de pau e vogue, pedágio nos semáforos, peça teatral e apresentação musical ao vivo. O evento também será marcado pelo pré-lançamento da PREP (Profilaxia Pré-Exposição) pelo CTA/IST/AIDS de Araraquara. Trata-se de um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV.
Embora a Aids não tenha cura, o tratamento – totalmente gratuito – é uma forma efetiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas e quebrar a cadeia de transmissão do vírus.
A ação será concluída no dia 4 de dezembro, quando todos os postos de saúde serão abertos exclusivamente para testagem rápida de HIV/sífilis/Hepatite B e C das 08h às 13h.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.