Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
211
Foto: Pedro Junqueira
Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo, falou sobre a importância da data e das ações que serão realizadas em Araraquara


Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado nesta terça-feira, dia 2 de abril. Trata-se de uma data voltada para a conscientização da sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave. Para falar sobre o tema, a edição desta segunda-feira (1º) do “Canal Direto com a Prefeitura” contou com a participação da gestora do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”, Karina Maia.

Ela relatou que existem na cidade leis que visam difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. “Já temos, há muito tempo em Araraquara, a Semana Municipal do Autista e Seus Espectros, que faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, e também a lei que denomina o dia 2 de abril como Dia Municipal da Conscientização do Autismo”, mencionou.

Karina falou também sobre o II Simpósio Municipal do Transtorno do Espectro Autista, que será realizado nesta terça (2) e quarta-feira (3) na Unip, além de outras ações que serão desenvolvidas na cidade. “As vagas estão encerradas e não tem inscrição no horário do Simpósio. A programação está maravilhosa, com profissionais de excelência, que vão falar sobre vários temas envolvendo o autismo. No sábado nós teremos um cinema inclusivo no Shopping Lupo e convido todos a estarem presentes. Para a pessoa autista e pessoa com deficiência não tem custo, a entrada é grátis. O acompanhante ou responsável paga meia-entrada. No domingo temos a tradicional caminhada a partir das 8h em frente ao Paço Municipal. Vamos sair pela Rua 9 de Julho até o Parque Infantil, com várias atividades para toda a familia”, destacou.

A gestora falou sobre a importância de difundir cada vez mais informações sobre o tema. “Antigamente não se falava muito de autismo e os diagnósticos eram feitos de outra forma, com outras denominações para a condição que não são as atuais. Hoje tem mais conhecimento, mais informação, profissionais se adequando a essa nova realidade, afinal de contas, hoje, a cada 36 nascimentos, uma pessoa nasce com autismo, então todo mundo precisa se atualizar. Costumo dizer que quando o guarda-chuva fica grande, todo mundo vai caber lá embaixo. Essa amplitude de conhecimentos também promove os diagnósticos”, salientou.


Karina mencionou outras ações em atividade na cidade. “Temos a CIPTEA, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que é algo extremamente necessário por conta da condição. Por não ter uma aparência física que caracterize o TEA, precisamos ter essa identificação. E a Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência promoveu também o Cadastro da Pessoa com Deficiência com a entrega do cartão e do cordão de girassol de quebra-cabeça”, ressaltou.

Ela convidou as pessoas a participarem dos eventos ao longo da semana. “É muito importante que todos compareçam aos eventos. Quanto mais informação, menos preconceito vai existir. Hoje temos muitas pessoas com autismo, muitas pessoas neurodivergentes e quanto mais informação melhor. O diagnóstico precoce é muito importante também. É imprescindível que esse diagnóstico aconteça muito mais cedo, para que essa pessoa tenha mais qualidade de vida e consiga viver na sociedade de forma mais funcional”, concluiu Karina.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.