DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2022

0
707
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água. A data é um esforço da comunidade internacional para promover a reflexão sobre a importância da água e do gerenciamento sustentável dos recursos hídricos. Neste ano, a ONU escolheu o tema: “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”.
É também neste mês que acontece o 9º Fórum Mundial da Água, entre os dias 21 e 26, em Dacar, no Senegal, após um ano de atraso devido à pandemia da Covid-19. O encontro traz como temática central a “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento” e o slogan “O Fórum das Respostas”. A expectativa é que esse seja o fórum mais social, político e econômico de todos os tempos, catalisando compromissos de gestão da água e saneamento para ações práticas.
A programação completa desse evento pode ser acessada em: https://www.worldwaterforum.org/en/master-plan.
Minorias e a escassez de água potável
Segundo a ONU, os mais afetados pela escassez de água potável e saneamento adequado são os grupos mais pobres ou que sofrem discriminação social, tais como as minorias étnicas, as mulheres, crianças, refugiados, povos indígenas, pessoas com deficiências e outras minorias.
Alguns dos motivos de discriminação que determinados grupos enfrentam no acesso à água dizem respeito ao sexo, gênero, raça, etnia, religião, condição de nascimento, casta, língua, nacionalidade, incapacidade, idade, estado de saúde e situação econômica e social. Fatores como a degradação ambiental, as mudanças climáticas, o crescimento demográfico, os conflitos, os fluxos migratórios e a deslocação forçada, podem também contribuir para a marginalização de grupos no acesso à água potável.
Neste contexto global, a Prefeitura Municipal de Araraquara, através do Daae e da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, está realizando, no decorrer desta semana (21 a 26 de março), diversas ações voltadas ao tema.
Uma das ações foi a distribuição de panfletos educativos sobre consumo sustentável e uso racional da água nas dez unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A iniciativa é da Gerência de Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais e do Serviço Social da Diretoria Comercial e Relações Institucionais do Daae, em busca de alcançar e estreitar a relação com os usuários dos serviços prestados pela autarquia, principalmente com os usuários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais, que também podem ser beneficiados pela Lei Municipal nº 10.409/2022, que instituiu o parcelamento de débitos com condições especiais para esse grupo.
As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água podem ser acompanhadas pelos sites oficiais da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) e do Daae (www.daaeararaquara.com), além das respectivas páginas no Facebook.
Gerência de Comunicação e Eventos, 21 de março de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.