Dia do Ferroviário: domingo (30) tem festa no Museu Ferroviário

0
277

Programação gratuita apresenta diversas atrações para toda a família: música, feira de artesãos, comes e bebes, além do museu aberto e Sala de Ferromodelismo

O Dia do Ferroviário, comemorado em 30 de abril, contará com uma grande festa no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, localizado na antiga Estação Ferroviária, na região central de Araraquara. Neste domingo, das 10h às 17 horas, a programação gratuita apresenta: música, feira de artesãos e museu aberto, em uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico lembra que a ferrovia está, geralmente, associada a um determinado ciclo econômico e, assim, ela se torna parte da história local e também das lembranças de moradores. Por isso, a ferrovia se tornou, um patrimônio histórico de Araraquara, com a preservação da antiga Estação Ferroviária, de parte da arquitetura do clube da Ferroviária, assim como do próprio clube da cidade – a Ferroviária. Há muito a se comemorar!

A programação no Museu Ferroviário terá início às 10 horas com a feira de artesãos, um dos destaques na comemoração, levando a participação de artistas da cidade, com produtos diferenciados e ideais para presentear. A Loja Emana participa com um estande reunindo as marcas: Bilicabiê, Coconutri, Flores de Frida, Pitico Eco, Vivarte e Xodó Cerâmica; além dos expositores, com estandes próprios: A Terra Arte, Benedittas Chocoarts, Caramelo Sem Limão, Geleias do Bem, Nerdcook, Papiro Papelaria Vintage, Pé de Oliva e Vida Louça Porcelana.

Também estão na programação da feira: Crocheteria Três Irmãs, Flor de Cultura, Guapo, e Quem Garimpa Acha, além dos estandes de gastronomia: Bolaria do Du, Cerveja Papilas, Coffee Taste, Gelato Borelli, Loja do Colecionador (antiguidades), Maju Pasteis, Marcia Gibran Cozinha Árabe, Néia Empadas, Quitutes Vegano, e Ragnar Chopp e Grill.

Ainda, viola e samba estão garantidos nas atrações musicais. A partir das 12h haverá uma edição especial do “Viola na Praça” – projeto que retornou esse mês na Praça das Bandeiras. Com a participação de violeiros da cidade e região, o apresentador do evento, Luiz Palombo, trará talentos da viola para a celebração no museu.

O samba chega às 14 horas com show de Ligia Teubl e Pedro Luiz e um repertório de clássicos do samba a fim de animar o público do evento. Resgatando sambas que foram sucesso nas vozes de outros artistas, os músicos garantem o alto astral na comemoração do Dia do Ferroviário com o show “Nas rodas de Rio-São Paulo”.

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo estará aberto para visitação. Os interessados poderão conhecer a exposição permanente e a Sala de Ferromodelismo, realizada em parceria entre a Prefeitura de Araraquara e ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

A exposição reúne: mobílias, relógio, ferramentas e painel com a linha do tempo contando a história das ferrovias em Araraquara, Brasil e mundo; além de aparelhos de comunicação da extinta EFA, como telégrafos e telefones de época e também banner com fotografias dos vagões. Ainda, o prédio do Museu – que preserva as características da época – possui uma sala destinada ao ferromodelismo.

Vale lembrar que o Dia do Ferroviário é comemorado em 30 de abril pelo fato desta data ser celebrada a inauguração da primeira linha de ferro brasileira, em 1854: a Estrada de Ferro Petrópolis, conhecida como Estrada de Ferro Mauá. Mais informações podem ser obtidas no vídeo disponível on-line pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=-VwIpVjrAws).

O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, s/n°, na antiga Estação Ferroviária na região central de Araraquara.

SERVIÇO:

Dia do Ferroviário

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/n° – Centro /antiga Estação Ferroviária)

Data: domingo (30 de abril)

Horário: das 10 às 17 horas

· Programação:

10h: Feira de Artesãos

12h: “Viola na Praça”

14h: Ligia Teubl e Pedro Luiz (samba)

E mais:

Museu Aberto

Sala de Ferromodelismo

Grátis

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.