Detox Pós-Carnaval: renove suas energias com deliciosos shots nutritivos e alimentos revitalizantes

0
116

Adriana Stavro (*)

O Carnaval, conhecido por sua efervescente folia, é marcado por muita música, dança, poucas horas de sono, alto consumo de bebidas alcoólicas, hidratação inadequada e uma alimentação pouco saudável. Com tudo isso, é normal que o corpo demore alguns dias para se recuperar de todos estes excessos.

Alguns alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e hidratantes, auxiliando na desinflamação, redução do inchaço e reidratação.

Esses benefícios proporcionam uma recuperação gradual, permitindo voltar a rotina aos poucos com muita energia e disposição.

Aqui estão alguns exemplos:

Pepino: Com 93% de água, ajuda na hidratação e possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas que auxiliam na redução do inchaço.

Abacaxi: Contém bromelina, uma enzima importante para a digestão, esta fruta também auxilia na hidratação devido à sua elevada quantidade de água.

Gengibre: Possui propriedades anti-inflamatórias e diuréticas, auxiliando na redução do inchaço e na melhora da inflamação.

Melancia: Composta por 90% de água, é uma excelente opção para a hidratação. Além disso, é rica em licopeno, um antioxidante importante no combate aos radicais livres provenientes do consumo de álcool, falta de sono e alimentação desequilibrada.

Chá de Camomila: Possui propriedades anti-inflamatórias e calmantes. É uma opção para diminuir a inflamação, melhorar a qualidade do sono e promover a hidratação.

Salmão: Rico em ácidos graxos ômega-3, um anti-inflamatório que ajuda a combater a inflamação causada pelos dias de exaustão.

Água de Coco: Excelente para a hidratação devido à sua composição rica em eletrólitos.  Ajuda a reduzir o inchaço, pois possui propriedades diuréticas naturais.

Couve: Rica em água, fibras e antioxidantes, a couve desempenha um papel fundamental na promoção da saúde da microbiota intestinal, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para uma melhor hidratação do organismo

Aipo: Um diurético natural que auxilia na eliminação de líquidos e inchaço.

Morangos:  Morangos: Rico em antioxidantes e água, contribuindo para a hidratação e eliminação de radicais livres. Essas propriedades também contribuem para o processo de desintoxicação do organismo.

Além disso, para aqueles que exageraram no consumo de álcool, é essencial consumir alimentos ricos em potássio, como banana, melão, pêssego e frutas secas. O álcool aumenta a acidez do corpo. O potássio é importante para a regulação do equilíbrio ácido-base, auxiliando na manutenção de um pH saudável no corpo.

Também é fundamental fortalecer o sistema imunológico. Alimentos como cenoura, acerola, laranja, limão, abacaxi e vegetais de folhas verdes escuras são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.

Preparar receitas de shot é uma maneira simples e fácil de estimular a recuperação pós-Carnaval. Vou compartilhar algumas opções deliciosas, ricas em nutrientes e com baixo valor calórico, ideais para restabelecer sua saúde e energia.

Shot anti-inflamatório   

Ingredientes: 

  • 20 gotas de extrato de própolis verde
  • 1 col. (café) de cúrcuma
  • 1 col. (café) de gengibre em pó
  • Sumo de 1/2 limão
  • 20ml pouco de água

Modo de preparo: 

Misturar todos os ingredientes e beber em seguida

Shot antioxidante 

Ingredientes: 

  • 1/2 unidade de beterraba média sem a casca
  • 1 fatia de gengibre de 2cm sem a casca

Modo de preparo:

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou suco de limão. Coe e beba em seguida.

Shot energizante 

Ingredientes:  

  • Sumo de 1 limão
  • 1 colher de sopa de vinagre de maçã
  • 1 colher de café de cúrcuma
  • 1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
  • 5g de glutamina (opcional)

Modo de preparo: 

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

Shot revitalizante 

Ingredientes: 

  • Sumo de 1 limão
  • 1 rodela de 1cm de gengibre sem casca
  • 1 colher de café de Chlorella (Uma espécie de alga que ajuda a eliminar toxinas e ainda é considerada um alimento para as células)

Modo de preparo: 

Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. (café) de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.

(*) É Nutricionista Mestre pelo Centro Universitário São Camilo, Curso de formação em Medicina do Estilo de Vida pela Universidade de Harvard Medical School, Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Pascoal (VP) Pós-graduada EM Fitoterapia pela Courses4U.

Instagram – @adrianastavronutri – Mais informações https://lattes.cnpq.br/

(Rta Comunicação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.