Professores e coordenadores da rede de ensino de Araraquara participaram, nesta semana, de uma programação da Petrobrás que ensina como evitar o desperdício de petróleo e gás natural. A idéia é fazer dos educadores os multiplicadores de uma cultura antidesperdício em Araraquara.
O programa, denominado Conpet na Escola, foi realizado no Hotel Salto Grande abordando as Oficinas de Trabalho: cuidado com o meio ambiente e o uso racional de energia.
O Conpet é o Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados do Petróleo e Gás Natural, ligado ao Ministério de Minas e Energia (Petrobras).
Os profissionais do Conpet fizeram uma dinâmica de grupo, responderam dúvidas dos professores e estimularam a elaboração de práticas pedagógicas que serão repassadas aos alunos.
Os participantes receberam material didático e folhetos com dicas de economia doméstica. Ao colocar em prática algumas das ações sugeridas pelo Conpet, por exemplo, uma família de quatro pessoas que gasta um botijão de gás de cozinha por mês pode economizar dois botijões por ano: menos gasto e mais zelo com o meio ambiente.
Arte é vida
Enquanto os professores tiveram Oficinas de Trabalho, os alunos ganharam um Show de Energia oferecido pelo Conpet, parceria da Unesp.
O show é um laboratório de ciências com apresentação teatral e demonstrações de experiências que explicam os processos biológicos, físicos e químicos a fim de estimular o interesse em experiências científicas nas escolas para demonstrar as transformações energéticas.