Desfile de 7 de Setembro resgata tradição e incentiva civismo no Dia da Independência

Após 10 anos, o desfile de 7 de Setembro volta às ruas da cidade por iniciativa da prefeitura e do Tiro de Guerra. Retoma-se assim uma tradição de 133 anos. O primeiro desfile cívico em Araraquara foi realizado em 1.873. O prefeito Edinho Silva acompanhou todo o desfile e a apresentação das escolas e do Tiro de Guerra, em frente à Praça Pedro de Toledo que no passado foi berço de muitas manifestações cívicas.

Ao todo, 27 instituições participaram da manifestação com mil pessoas desfilando ao som das bandas Dragões de Araraquara e da Polícia Militar. Crianças e adolescentes vestidos e pintados de verde e amarelo, além do hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional e da Independência, marcaram a comemoração em Araraquara.

O chefe de instrução do Tiro de Guerra, Rudi Bauer Zytkwewisz, lembrou em seu discurso que o desfile de 7 de Setembro não era realizado há anos na cidade, mas, contou com a parceria do poder público para este retorno. “É uma alegria muito grande ver a praça cheia num ato de civismo como esse. Ver o rosto das crianças pintado de verde e amarelo. É um evento muito importante para nós”, disse o representante do Exército Nacional.

Edinho vibra com a comemoração.

Para o prefeito Edinho Silva, “foi um desafio organizar o evento de 7 de Setembro por conta da proximidade com as festividades de 22 de Agosto, quando do aniversário da cidade. Desde 2001, a Prefeitura realiza um ato cívico no Paço Municipal, como forma de homenagear a Pátria. Mas neste ano, com a iniciativa do Tiro de Guerra realizamos esse ato mais amplo, retomando a tradição para celebrar o Dia da Independência e lembrar do nosso trajeto, nossa história e a nossa missão na construção da nossa Pátria”.

O chefe do Executivo diz que o papel do Poder Público é sinalizar e liderar o processo de construção do país, mas, a tarefa de construir uma nação mais justa, igualitária e fraterna é da própria sociedade. “Nós, representantes legais, temos a atribuição de governar e administrar a coisa pública, mas, construir a cidade, o Estado e a Nação, no modelo que queremos, é tarefa que cabe a todo o povo. É na nossa cidade que construímos o modelo de país que queremos”, ressalta.

Edinho assevera ainda que não há soluções mágicas para os problemas da nação. “Não acredito em passe de mágica e nem é isso o que queremos. Construímos a nação dos nossos sonhos no nosso dia-a-dia, com atos simples”, reforça.

Patriotismo

Com uma bandeira do Brasil nas mãos, Dona Elaine não esconde seu patriotismo e faz questão de levar o filho de 7 anos para o mesmo caminho. “Adoro tudo isso, amo minha Pátria. Trago meu filho para tomar gosto por essas celebrações e ter respeito pelos nossos símbolos”, diz.

Foi percebida a satisfação da população de Araraquara poder contar novamente com o desfile de 7 de Setembro. “Lembra muito a minha infância quando eu também desfilava. O desfile fez muita falta na cidade”. (Assessoria de Imprensa)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

Edinho dá posse à Comissão do Centenário de Macunaíma

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Prefeitura dá posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Confira a agenda do fim de semana (14, 15, 16 e 17 de novembro)

CATEGORIAS