Dengue: Prefeitura retira 108 toneladas de inservíveis de imóveis em junho

0
272
Ação intensificada de combate ao mosquito Aedes aegypti é realizado em parceria com a Cooperativa Vitória
 

Segundo um levantamento divulgado nesta quinta-feira (7) pela Vigilância Epidemiológica, as equipes de combate a endemias da Prefeitura, em parceria com a Cooperativa Vitória, retiraram 108.450 quilos de materiais inservíveis durante as vistorias e atendimento às demandas somente no mês de junho em Araraquara.

Alessandra Cristina do Nascimento, gerente de Controle de Vetores, afirma que somente com a participação de toda a população será possível executar um combate mais eficiente contra o mosquito transmissor da dengue. “A quantidade de materiais encontrados nos imóveis ainda é muito grande e isso é preocupante. É importante que a população entenda que é necessário manter seus imóveis livres de materiais que possam servir de criadouros de mosquitos ou abrigo para animais peçonhentos. Por isso, precisamos conscientizar a população para que faça o descarte correto dos materiais e não coloque em risco suas famílias ou vizinhos”, avalia.

O serviço de retirada desses materiais acontece quando os agentes de combate a endemias constatam a necessidade durante suas inspeções. O trabalho de retirada acontece nos bairros onde a Prefeitura realiza o bloqueio ou atendendo demandas específicas com ordem judicial.

Programação desta sexta (8)

Nesta sexta-feira (8) as ações da Prefeitura de Araraquara no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti e conter a epidemia de dengue na cidade passarão por mais oito bairros da cidade. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica realizarão o bloqueio contra criadouros do mosquito nos bairros do Jardim dos Industriários, Jardim Veneza, Vila Melhado, Jardim Cruzeiro do Sul, Chácara Velosa III e Jardim Zavanella. Já a nebulização passará pelo Jardim América, enquanto o Jardim Arco Íris receberá o fumacê.

A vistoria é realizada em uma média de 30 mil casas por mês na cidade e em metade delas o trabalho não é concluído por falta de autorização para a entrada, porém vale considerar que 80% dos criadouros de dengue se encontram nas residências, o que torna ainda mais importante a permissão por parte dos moradores.

A Vigilância Epidemiológica destaca que é imprescindível que a população participe da luta contra a dengue, autorizando o acesso aos quintais e residências para a eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor da doença, mas é importante prestar atenção na identificação do agente antes de permitir o acesso à residência. Os agentes de combate a endemias da Vigilância Epidemiológica trabalham sempre uniformizados, com camiseta cinza e colete marrom, além de circularem em carros oficiais. Já os supervisores circulam com camiseta verde, com identificação da Vigilância.

Em caso de dúvida sobre a identificação da equipe, o morador pode ligar no Controle de Vetores, nos telefones 3303-3123 e 3303-3124.

Números da epidemia

Segundo números divulgados nesta quarta-feira (6) pela Vigilância, no ano de 2022 foram registrados 16.393 casos confirmados de dengue. Foram 152 casos em janeiro, 708 casos em fevereiro, 5.109 em março, 5.068 em abril, 4.165 em maio, 1.188 em junho e 3 em julho. Neste ano, 17 óbitos causados pela dengue foram registrados em Araraquara.

Os sintomas de dengue são febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. No momento em que o paciente procurar o atendimento, ele deve levar RG, Cartão SUS e um comprovante de endereço com CEP.

Atendimento

Diante da queda expressiva de demanda, o Centro de Atendimento da Dengue, instalado no Hospital da Solidariedade (Hospital de Campanha), foi desativado na última sexta-feira (1º). A unidade estava funcionando desde março, quando houve aumento da demanda de pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue. De acordo com os números da Saúde, em maio, a média estava em 440 atendimentos diários no Centro. Na segunda quinzena de junho, estava em 120 atendimentos diários e nos últimos dias atendia cerca de 30 pessoas por dia na unidade.

Dessa forma, os casos suspeitos e diagnosticados de dengue passaram a ser atendidos nas UPAs Central e Vale Verde, que funcionam 24 horas por dia, e em todas as unidades de saúde do município, que atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A UPA da Vila Xavier continuará com atendimento exclusivo para suspeitos e diagnosticados com Covid-19.

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.