"Foi uma pesquisa com egressos de pós-graduação a distância da Uniara, concluintes do período entre 2011 e 2016, a fim de verificar se ocorreu aumento da capacidade empreendedora após a conclusão dos cursos", explica Mauro. Conta que num primeiro momento verificou-se que mais de 50% dos entrevistados tiveram sua capacidade empreendedora ampliada. "A pesquisa foi baseada em dez atributos que caracterizam o perfil de um empreendedor, como criatividade, capacidade de aproveitar as potencialidades, de correr riscos, aproveitar oportunidades, e inovar dentre outras.
VERIFICAÇÃO
Ricardo Arruda Mauro lembra que buscou-se como os ex-estudantes estão colocando em prática essas habilidades. "Nessa verificação, foi levado em consideração um conceito bem importante, o da sustentabilidade. Para que ocorra o desenvolvimento territorial, é necessário ter esse olhar, nas dimensões econômica, social, cultural, política e ambiental. Nessa segunda parte, portanto, constatamos que as pessoas conseguiram colocar em prática essas habilidades, em seus territórios, ou seja, ocorreu a contribuição, por meio do empreendedorismo, para o desenvolvimento territorial", destaca.
INEDITISMO
Mauro ressalta que seu trabalho é inédito e "tem bastante relevância social, visto que alguns autores, na teoria, apontam que o desenvolvimento territorial é uma alternativa para o desenvolvimento de uma nação, sob a ótica da sustentabilidade".
A educação a distância, que está em pleno crescimento, torna-se muito importante para um país tão extenso quanto Brasil, e com uma necessidade de desenvolvimento muito grande de formação de pessoas", diz.