Defesa Civil Municipal inicia “Operação Ponte Segura”

0
186

Medida preventiva faz parte do planejamento das ações de contingência da Operação Chuvas de Verão

Buscando a proteção e a segurança da população, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), órgão ligado à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, deu início neste mês ao plano de ação denominado “Operação Ponte Segura”.

O principal objetivo é a avaliação técnica de todas as pontes e viadutos existentes no munícipio, com a finalidade de detecção de quaisquer danos ou patologias que possam oferecer riscos a pedestres e motoristas, quando do acesso a esses dispositivos. Essa operação é parte dos trabalhos de planejamento de contingência destinados às ocorrências do verão.

A princípio, serão aproximadamente 100 estruturas entre pontes e viadutos, que serão vistoriados, mas o objetivo é que todas as estruturas passem por análise de risco.

Luiz Dell Acqua, gerente responsável pelo órgão de Proteção e Defesa Civil Municipal, explica que esse trabalho é uma ação preventiva que pode antecipar uma possível situação de risco de acidentes. “Demos início ao planejamento das ações de contingência da Operação Chuvas de Verão, que são empregadas durante a estação e, buscando nos antecipar a quaisquer situações que possam trazer transtornos ou riscos à população durante as fortes chuvas, esse plano de ação das pontes e viadutos se faz muito importante”, enfatiza

Para o Coronel João Alberto Nogueira Junior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, essa é mais uma importante iniciativa, dentre tantas atribuídas à COMPDEC. Segundo ele, a gestão do risco de desastre exige a implementação de ações e medidas preventivas destinadas a reduzir os riscos de desastres e evitar a instalação de novos riscos.

Além do engenheiro técnico, responsável pelas vistorias, e de agentes de Defesa Civil, está sendo utilizado ainda um drone na ação, sempre que necessário.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.