Defesa Civil de Araraquara recebe premiação em SP por trabalho na redução de risco e de desastre

0
438

Na última quarta-feira (16), o vice-prefeito e Secretário Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o Secretário Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Junior, e o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, Luiz Dell’acqua, entre outras autoridades do município, participaram no Palácio dos Bandeirantes, do evento alusivo ao 46º aniversário da Defesa Civil do Estado, com a presença do Governador do Estado, João Dória.

Durante a cerimônia alusiva ao 46º aniversário da Defesa Civil do Estado, Araraquara foi premiada com o “Certificado do Município Resiliente”, concedido na cerimônia aos 63 municípios que se destacaram na maneira como administram a redução de risco e de desastre.

O “Programa Município Resiliente” avalia a maturidade da administração municipal na gestão do risco e do desastre, por intermédio de indicadores do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m), do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e da Campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030), coordenado pela Defesa Civil do Estado.

“O trabalho da Defesa Civil não se resume ao período de chuvas, no qual os índices de inundações e escorregamento de encostas aumentam. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil se mantém alerta o ano todo. Além do trabalho durante a Operação Verão, possui uma extensa agenda de atividades nos demais meses do ano, para capacitação de profissionais e conscientização da população”, defende o Coronel PM Alexandre Monclús Romanek, secretário-chefe da Casa Militar, Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo conta com uma Coordenadoria Estadual ligada diretamente ao gabinete do Governador do Estado. A Coordenadoria Estadual constitui-se também no órgão central do Sistema de Defesa Civil do Estado de São Paulo, que conta ainda com coordenadorias regionais estrategicamente distribuídas pelo estado, a fim de suplementar as ações municipais.

Também estiveram presentes no evento secretários, deputados, prefeitos e integrantes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, além da Banda Sinfônica Camerata, do Corpo Musical da Polícia Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.