A Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) alertou as defesas civis de São Paulo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas e Rondônia sobre queda da temperatura até a próxima quinta-feira. Ontem, a secretaria já havia alertado também os Estados do Sul para a queda da temperatura e possibilidade de neve.
Em São Paulo, as temperaturas mínimas poderão variar entre 3ºC e 7ºC nas áreas mais altas e entre 10ºC e 14ºC nas outras regiões. A Sedec também alertou a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado sobre a previsão de mar agitado no litoral, com ondas de até 3 metros em alto mar. Com isso, a secretaria desaconselha a navegação de pequenas e médias embarcações.
Segundo a previsão, as temperaturas mínimas deverão variar entre 9ºC e 11ºC no sul, no centro e no leste de Goiás e no Distrito Federal; entre 13ºC e 15ºC no sul, no oeste e no centro de Mato Grosso e no Acre; entre 14ºC e 16ºC em Rondônia; e entre 15ºC e 17ºC no sul do Amazonas. As baixas temperaturas associadas aos ventos poderão aumentar a sensação de frio.
Ainda de acordo com a Sedec, em Mato Grosso do Sul, as temperaturas mínimas deverão variar entre 3ºC e 7ºC, nas regiões mais altas, e entre 6ºC e 10ºC nas áreas mais baixas. No sul do Estado, o frio também deverá favorecer a formação de geada. A recomendação da secretaria é para que os agricultores protejam as lavouras.
Informações do Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) orientaram os alertas. Segundo a Sedec, o objetivo “é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população e pelos governos estaduais e municipais”.