Damiano participa de inauguração de Núcleo de Atendimento ao Autismo da APAE

0
297

Inaugurado no último sábado (2), espaço presta homenagem a Djanyra Maria Mattioli de Oliveira, que presidiu a entidade de 2011 a 2013

No último sábado (2), na sede da Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Araraquara, na Vila Xavier, foi realizada a cerimônia de inauguração do novo espaço estruturado denominado Núcleo de Atendimento ao Autismo – Unidade 3 – Habilidades para Vida “Djanyra Maria Mattioli de Oliveira”.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na solenidade e salientou a relevância da nova unidade. “É uma conquista da comunidade assistida pela nossa Apae, uma instituição de extrema relevância na promoção da atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla do nosso município. O Núcleo de atendimento ao Autismo chega hoje para fortalecer ainda mais o trabalho que é feito pelos profissionais da Apae no nosso município”, destacou.

Para ele, a inauguração, realizada na data que marcou o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, leva à reflexão sobre a garantia de direitos e o fim de preconceitos. “Estamos aqui falando de uma população que tem suas pautas e seus direitos que devem ser assegurados. A pessoa com o Transtorno do Espectro Autista tem suas aptidões, seus talentos específicos e devem sim conquistar seu lugar na sociedade, com dignidade e respeito”, acrescentou.

Damiano lembrou que Araraquara é uma cidade que conta com diversos serviços que valorizam as pessoas com TEA. “Felizmente vivemos em uma cidade que é referência nacional, com uma série de políticas públicas voltadas para essa população, tendo como principais avanços a existência de um Centro de Referência Municipal totalmente gratuito e a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Essa Unidade 3 da Apae, chamada de ‘Habilidades para a Vida’, chega para reforçar esse conjunto de avanços. Eu desejo que esse trabalho siga forte e vocês podem ter a certeza de que somos parceiros, trabalhando juntos sempre”, avaliou.

Damiano também elogiou a entidade por homenagear Djanyra Maria Mattioli de Oliveira, que foi presidente da APAE na gestão que durou de 2011 a 2013. “Nada mais justo do que homenagear dona Djanyra Matiolli de Oliveira, que tanto trabalhou para que a Apae pudesse continuar firme no seu propósito de promover a qualidade de vida da pessoa com deficiência e de colaborar na construção de uma sociedade mais justa e solidária”, enalteceu.

Também marcaram presença os vereadores Filipa Brunelli (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB), que representaram a Câmara Municipal.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.