Damiano Neto destaca importância das mentorias do Programa de Estímulo às Startups

0
401
Três encontros foram realizados para esclarecer os detalhes da iniciativa que visa apoiar pesquisas promissoras com potencial de inovação

Na última quarta-feira (18), o Instituto de Química da Unesp foi sede da terceira mentoria do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, iniciativa da Prefeitura de Araraquara que tem o propósito de apoiar pesquisas promissoras, com potencial de inovação, em qualquer área do conhecimento. O projeto já havia contado com duas mentorias, com a primeira realizada no dia 28 de abril na sede do Sebrae Araraquara e a segunda ministrada no dia 6 de maio no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE) da Uniara.  Nessa terceira mentoria, a última da série, o encontro foi realizado de modo estritamente remoto.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, avaliou a importância dessas atividades. “É importante dizer que essas três mentorias serviram ao propósito de apresentar o edital, que é um edital inédito em Araraquara para o auxílio financeiro às startups, e tirar as dúvidas que os interessados tinham sobre esse edital. Nesse sentido, as mentorias foram fundamentais. É um programa novo, que só é possível pela parceria que tem a Prefeitura com o SEBRAE, com a Uniara, com a UNESP, com a Incubadora, com o CIESP e com tantos outros que têm nos ajudado nesse processo. Esperamos que, a partir dessas mentorias, a busca pelo edital seja consistente e que tenhamos projetos e propostas de valor, que só vão ajudar Araraquara a crescer como uma cidade tecnológica e que busque empreendimentos inovadores”, comentou.

Para fazer a inscrição no programa, é preciso já ter uma empresa, visto que a iniciativa destina-se a apoiar a execução de pesquisa em pequenas empresas já constituídas, portanto, com CNPJ ativo. O programa considera como empresas  o empresário individual, o microempreendedor individual( MEI), a empresa simples de inovação, a empresa individual de responsabilidade limitada, as sociedades empresárias, as sociedades cooperativas e as sociedades simples.  Além disso, essa empresa precisa necessariamente ser sediada em Araraquara e deve ser feita a declaração de utilização de modelos de negócios inovadores, disponibilizada no site da Prefeitura.

Para se encaixar no programa, a startup deve se configurar em uma empresa que tenha faturado até R$ 16 milhões no ano-calendário anterior; e que tenha até 10  anos de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil do Ministério da Economia. As propostas poderão ser submetidas por um coordenador, que deve ser empregado, pesquisador associado ou sócio de uma startup de Araraquara. Este coordenador é um pesquisador que assumirá a responsabilidade pela preparação, submissão da proposta e pela coordenação científica e administrativa do projeto.

Vale salientar ainda que o programa visa a apoiar apenas projetos de pesquisa, oferecendo recursos para custear a pesquisa e viabilizar o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador, ou seja, se o produto já foi desenvolvido, ele não pode ser apresentado.

O programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, visando à seleção de projetos de startups e de empreendimentos inovadores na cidade de Araraquara.

O programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, baseia-se na disponibilização de bolsas ou auxílios a serem concedidas em razão de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, visando à seleção de projetos de startups e de empreendimentos inovadores na cidade de Araraquara.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.