Damiano Neto comenta atuação e novos projetos de sua secretaria

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Vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo foi o entrevistado desta quarta-feira do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”

Nesta quarta-feira (1), o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, foi o convidado do “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, programa oferecido pela Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria de Comunicação, com o objetivo de sanar dúvidas dos moradores ao vivo em relação à gestão municipal. A entrevista foi transmitida ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
O entrevistado iniciou sua participação com um comentário sobre o trabalho de sua pasta durante a pandemia da Covid-19 em Araraquara. “Tivemos todo um aparato na questão do agendamento para lidarmos com o empreendedor dentro da Economia Criativa e Solidária. Através de emails, através de Whatsapp, conseguimos fazer essa adequação”, revelou.
Desde março de 2020, quando o município decretou estado de calamidade por conta da pandemia e com os decretos que determinavam as regras sanitárias, a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo contribuiu junto à Saúde, da equipe de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, com a fiscalização para garantia das regras por parte da população e dos estabelecimentos comerciais. “Esse trabalho foi coordenado pelo coronel João Alberto e toda a equipe. Dentro da nossa secretaria temos os fiscais da Sala do Empreendedor, os fiscais de posturas, que trabalharam em conjunto nas barreiras, nos estabelecimentos e em todos os locais juntamente com a Vigilância, com a Guarda Municipal e com toda a equipe. Vejo que isso foi muito proveitoso e agradeço a toda a população que colaborou com isso. Tivemos um saldo positivo nesse trabalho. Então a nossa secretaria, assim como todas as outras, colaborou muito nesse enfrentamento”, explicou.
Damiano comentou ainda sobre a Lei nº 10.306/2021, que foi aprovada recentemente e que modifica os parâmetros na expedição de alvará provisório, ou seja, as pessoas que estão abrindo suas empresas podem ter um alvará provisório e apresentar toda a documentação necessária em até 180 dias. “Esse é um trabalho que a secretaria vem fazendo junto com as outras secretarias para viabilizar essas empresas que estão sendo abertas com a pandemia. Se uma empresa vai ser aberta, ela precisa de licença da Vigilância, do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e algumas outras documentações. Com essa lei, a Sala do Empreendedor aprova o alvará e eles podem apresentar tudo em 180 dias. Isso tem facilitado muito para que novas empresas, principalmente as pequenas, possam ser abertas com maior frequência e com mais rapidez. Aproveito para agradecer à Câmara Municipal, na figura do presidente Aluisio Braz, pois sem o aval dos vereadores, essa lei estaria colocada para fornecermos esse trabalho para a população”, declarou.

SEBRAE AQUI

O vice-prefeito falou também sobre a implantação do posto de atendimento do Sebrae Aqui no Paço Municipal, que teve sua inauguração realizada nesta quarta-feira. “Trata-de de um braço do Sebrae dentro da Prefeitura para atender as pequenas e médias empresas, além de dar todo o suporte que o Sebrae já oferece dentro de sua unidade e que será feito dentro da nossa secretaria, no nono andar. Isso vai facilitar para as pessoas poderem abrir empresas e terem um aparato dentro da lei para que possam cumprir todas as legislações. O Sebrae Aqui conta com dois funcionários de carreira da Prefeitura e isso é muito importante para nós, pois simboliza a valorização desses funcionários, que já foram treinados pelo Sebrae e vão prestar esse serviço para a população”, avaliou Damiano, que revelou ainda a intenção de trazer o Banco do Povo para a Prefeitura.

MOMENTO ATUAL

O entrevistado apontou que aos poucos o trabalho tem voltado à normalidade dentro de sua secretaria. “Temos tido bastante trabalho. Nós brincamos que tudo o que não aconteceu em dois anos tem acontecido em praticamente um mês. Os fiscais já voltaram para a nossa secretaria, toda a nossa equipe está à disposição e temos recebido um apoio muito grande dos escritórios de contabilidade, que têm demonstrado compreensão na abertura das empresas”, descreveu.
Damiano também valorizou os resultados do projeto Hortas Comunitárias, ação desenvolvida dentro de sua secretaria através da coordenadoria da Agricultura. “Hoje temos duas hortas comunitárias no São Rafael e no Iguatemi. Essas duas hortas produzem uma grande variedade e quantidade de hortaliças, que geram um consumo para dez famílias em cada horta. Já temos o processo de licitação de novas hortas urbanas no Hortências e no Valle Verde. Na primeira quinzena de janeiro teremos no Parque São Paulo e no Cruzeiro do Sul. Essas hortas estão ajudando principalmente os moradores em volta e isso é muito gratificante para nós”, opinou.

METAS PARA 2022

O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico e Turismo indicou que são muitos os objetivos para o próximo ano. “Realmente são vários assuntos que nós temos. Hoje o que nós focamos mais é no desenvolvimento da coordenadoria no desenvolvimento da indústria e da tecnologia, como por exemplo, a questão da incubadora de empresas, onde temos a parceria com a Unesp e a Uniara e que envolve 13 empresas incubadas. Temos também a criação do fundo de fomento para a implantação de startups. Já foram elaboradas a questão do fundo, a questão da comissão que vai fazer a seleção, e temos a parceria com o Sebrae, Ciesp, Fatec, Unesp e Uniara, entre outros. Então são várias ações que estamos prevendo para o ano que vem”, concluiu.

A SÉRIE

No “Canal Direto com a Prefeitura – Especial Fim de Ano”, os secretários e presidentes de fundações e autarquia do governo falam, ao vivo, sobre as principais ações desenvolvidas por suas pastas durante a pandemia da Covid-19 em 2021, além de apresentar um panorama atual de suas atuações e comentar sobre as perspectivas para o próximo ano.
Os programas são diários, têm a duração aproximada de 20 minutos e são abertos para a participação dos internautas, que podem mandar suas perguntas e dúvidas pelo Facebook (www.facebook.com/prefeituraararaquara), nos posts da transmissão ao vivo. Quem não puder interagir em tempo real, terá a oportunidade de assistir ao programa posteriormente, na fanpage da Prefeitura.
Os próximos entrevistados serão a secretária de Governo, Planejamento e Finanças, Juliana Agatte (quinta, 2); e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani (sexta, 3).

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

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