O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), com o apoio da Divisão de Saúde Pública, da Secretaria Municipal de Saúde, apresentaram na sede da autarquia, a proposta do Curso de Saneamento Ambiental para a Capacitação de Professores, para coordenadores da rede pública municipal, estadual e particular. O curso visa informar e conscientizar os professores sobre a questão ambiental, a fim de que os mesmos possam ter conhecimento da realidade do município, tornando-os capacitados a transmitir conhecimentos aos alunos.
Para a coordenadora pedagógica da Coeducar, Leila Cristina Vila Verde Servino, a capacitação proporcionará a integração entre as escolas e o município. "A questão ambiental já é forte na escola, trabalhamos diversos segmentos em todas as séries e o curso vai reforçar o nosso trabalho", ressalta.
A assistente técnica-pedagógica da Delegacia de Ensino de Araraquara, Isabel Orso, considera fundamental que os professores saibam mais sobre o ambiente. "Estamos vivendo um momento onde é importante que a conscientização seja de todos e que o professor tenha as ferramentas teóricas para intervir neste mundo e transmitir conhecimento para os alunos. É o que desejamos como seres humanos e para o bem do planeta", diz.
Participarão desta primeira edição, professores de 11 Emefs (escolas municipais de ensino fundamental), de 12 escolas estaduais de ensino fundamental e de duas particulares.
Os temas desenvolvidos pelos técnicos do Daae serão bacia hidrográfica, reflorestamento, saneamento ambiental, água, manancial e captação subterrânea, esgotos, resíduos sólidos e questão sócio-ambiental. A equipe do IEC (Informando, Educando e Comunicando) da Vigilância Epidemiológica da Divisão de Saúde Pública, abordará o tema controle de vetor Aedes aegypti e suas complicações.
O curso terá início no dia 7 de junho, durante a Semana Municipal do Meio Ambiente. Ele terá duração de 30 horas e será ministrado para seis turmas de 30 professores, nos períodos da manhã e tarde. As aulas teóricas serão realizadas no anfiteatro do Daae. Haverá, também, visitas técnicas nas estações de tratamento de água, esgotos e resíduos sólidos (lixo). A capacitação vai até dezembro.