A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está com as inscrições abertas para o curso gratuito de Comércio Exterior. As aulas serão ministradas por técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, de 13 a 17 de maio.
Como em cidades do interior, o curso somente será realizado se houver no mínimo 70 inscrições, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Sgobbi, esteve reunido com representantes do comércio, indústria e sindicatos de Araraquara para solicitar esforços nesse sentido.
“Esta é uma oportunidade ímpar para que as micros e pequenas empresas de Araraquara, interessadas em exportar seus produtos, encaminhem seus funcionários para fazer o curso gratuito de Comércio Exterior. E a hora é agora, já que o país vem estimulando as exportações”, comentou Sgobbi.
O treinamento em Comércio Exterior é uma parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério do Trabalho e Senai.
O curso vai proporcionar os conhecimentos necessários sobre como exportar. Só poderá ser feito por representantes de empresas que estejam inseridas no conceito de micro ou pequeno porte, para efeito creditício à exportação. São empresas com receita bruta anual igual ou inferior a R$ 7,4 milhões, conforme o artigo 13º, do decreto no. 3470, de 19/05/2000. O próprio empresário poderá participar do treinamento ou indicar um funcionário.
Trabalhadores de associações comerciais, sindicatos, cooperativas, artesãos e instituições similares também poderão se inscrever.
Com 40 horas de duração, aborda cerca de 20 temas, entre eles Porque Exportar, Incentivos à Exportação, Casos de Sucesso, Mercados Para Onde Exportar, Financiamento e Seguro às Exportações e Ferramentas de Apoio.
De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, haverá um processo seletivo no próximo dia 15.
Para fazer a inscrição, é preciso retirar ficha na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, à Avenida Santos Dumont, s/no., no Jardim Martinez. Mais informações pelo telefone 222-2000.