Curso de Jornalismo a distância, no formato premium, é uma das novidades da Uniara

0
252
Foto: Arquivo pessoal - O coordenador do curso EAD de Jornalismo, Paulo Cardozo

O coordenador Paulo Henrique Ribeiro Cardozo dá detalhes sobre a graduação

O curso de Jornalismo a distância, no formato premium, começou a ser oferecido pela Universidade de Araraquara – Uniara. Nessa modalidade, as aulas são ao vivo, com a interação aluno-professor em tempo real. O coordenador da graduação, Paulo Henrique Ribeiro Cardozo, fala sobre o conteúdo do curso.
“O jornalismo é muito importante para a democracia e o desenvolvimento social, de modo geral. Assim, a Uniara retoma a oferta do curso, já que durante vinte anos foi oferecido na modalidade presencial, norteando a bagagem essencial para uma proposta ousada e moderna. Agora é o oferecimento na modalidade online premium, em consonância com as melhores práticas da formação de um profissional moderno, preparado para atuar em várias plataformas. Esse profissional estará habilitado a lidar com vídeo, em todas as suas nuances e alternativas”, diz Cardozo.
O radiojornalismo será um dos assuntos abordados durante a graduação. “O fascínio do radiojornalismo é incontestável, já que o rádio é ágil e tem grande penetração no público. No novo curso da Uniara, isso se amplifica e passa a ser tratado como radiojornalismo e mídias sonoras, em uma proposta alinhada às demandas sociais e mercadológicas, contemplando os podcasts e outras novidades que certamente tenderão a aparecer”, destaca o professor.
Outro ponto que faz parte da grade é o telejornalismo. “O recurso imagético faz da televisão o veículo essencial para a construção da opinião pública e da cidadania. Assim, o telejornalismo segue sendo um capítulo especial no que tange à formação humana, e com o advento da internet e a dinâmica empregada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, o recurso imagético se transmuda para a internet, o que abre várias possibilidades para o profissional formado com esse alinhamento contemporâneo”, explica Cardozo.
Ele menciona que o jornalismo investigativo também será abordado no curso. “Apaixonante e desafiador: essas são características marcantes do jornalismo investigativo que, de tão essencial à boa informação, assegura ao jornalista total isenção na publicação de assuntos que sejam relevantes socialmente, ainda que sejam ocultos ou secretos, e serão largamente estudados na nova proposta da graduação”, conta o coordenador.
Sobre fotojornalismo, que também faz parte do conteúdo do curso, ele diz: “cabe aqui um clichê: ‘uma imagem vale mais que mil palavras’”. “O fotojornalismo é um ramo da fotografia que dá apoio essencial ao bom jornalismo. Matérias jornalísticas ganham peso e outra dimensão quando contam com material fotográfico adequado a uma história bem contada”, salienta o docente.
O ensino a distância – EAD premium é um diferencial na aprendizagem, de acordo com Cardozo. “É importante fazer aqui uma distinção fundamental. A modalidade EAD na graduação e pós-graduação é recurso usado com frequência nas instituições de ensino há algum tempo. O EAD premium tem como característica central o fato de o aluno poder estar online ao vivo com o professor, todos os dias, como se estivesse em uma sala de aula presencial, o que vai possibilitar a esse estudante interagir com o docente e seus colegas, fazer perguntas, criticar e dar sugestões, tudo isso, no conforto da sua casa ou do seu escritório”, destaca o professor.
Ele acrescenta que, caso o graduando, por qualquer motivo, não possa comparecer à aula ao vivo no dia estipulado pelo calendário acadêmico regular, “ainda assim terá o material disponibilizado na plataforma para que, com total liberdade, possa assistir ao conteúdo, de forma a adequar por completo a formação à sua disponibilidade de tempo, no formato que denominamos ‘Replay’”. “É, sem dúvida, uma maneira completa, moderna e dinâmica de entregar ao aluno a formação que ele precisa, alinhada às melhores práticas do ensino do século XXI. Certamente, o curso de Jornalismo online premium da Uniara estará entre os mais modernos do país”, afirma.
Outra característica essencial do novo curso, segundo o coordenador, é a abordagem do empreendedorismo. “Com o advento da internet e com as mudanças no contexto das relações de trabalho, empreender passou a ser uma alternativa viável e lucrativa ao profissional do jornalismo, antes restrito a alguma organização jornalística. Hoje, esse profissional precisa ser despertado para a possibilidade de ele próprio ser o organizador do seu tempo e das suas alternativas de trabalho. Essa opção será realidade na nova proposta da graduação”, aponta Cardozo.
Integração, nos conteúdos digitais, “é a palavra de ordem nos novos conteúdos de comunicação, e o jornalista é peça inafastável na equipe de comunicação, quando se fala em geração de conteúdo”. “Mais uma vez, a máxima de que ninguém é uma ilha: tudo precisa estar integrado. E na perspectiva de geração de conteúdo interessante para ambiente digital – blogs, sites e canais de conteúdo de modo geral -, o jornalista é, cada vez mais, demandado por sua precisão no texto e agilidade na formulação de conteúdo confiável e, nesse sentido, o curso de Jornalismo online premium da Uniara mais uma vez faz valer o pioneirismo, e sai na frente com a proposta socialmente adequada e mercadologicamente correta, fruto de muita pesquisa de gente qualificada para oferecer o que há de melhor aos anseios do futuro jornalista”, finaliza o coordenador.
Mais informações sobre a graduação estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/cursos/ead/graduacao/jornalismo ou pelo telefone 0800 55 65 88. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

Deixe uma resposta