Curso de Economia da Uniara firma parceria para utilização de simulador de bolsa de valores

0
369
Foto: arquivo de Ademil Lúcio Lopes

Intuito é incorporá-lo à graduação, segundo Ademil Lúcio Lopes

O curso de Economia da Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu coordenador, Ademil Lúcio Lopes, firmou uma parceria com a startup Bullseye, com o intuito de incorporar um simulador de bolsa de valores à graduação, segundo o professor.
“É você utilizar a chamada gameficação do aprendizado para que o aluno consiga, praticando nesse simulador, ter a experiência de operar em uma bolsa de valores e saber utilizar as informações econômicas e das empresas, além de questões políticas e outras variáveis que acabam influenciando no comportamento da bolsa. Em um primeiro momento, a ideia é que os estudantes se acostumem a operar o simulador e, em 2022, a intenção é promover uma pequena competição que vai colocar esse aprendizado dentro do curso”, explica Lopes.
Ele conta que o simulador “coloca os preços das ações que efetivamente estão ocorrendo naquele momento”. “O próprio desempenho da carteira de investimento de quem participa estará ligado ao desempenho real dessas empresas e, no final, quando opera nesse jogo, de alguma forma o aluno terá que utilizar todas essas informações para tomar as melhores decisões. Ele começa com uma determinada quantidade de capital e precisa tentar multiplicá-lo ao tomar decisões corretas. Deve-se salientar que é um jogo fictício, mas que trabalha com dados reais”, reforça.
No uso do simulador, “é preciso ter informações macroeconômicas ou sobre a economia internacional, que influenciam no comportamento das empresas que exportam e importam, além de questões políticas e microeconômicas que têm a ver com o desempenho da empresa em um mercado específico”. “São questões relacionadas a desempenho, como saber interpretar algumas informações ligadas às finanças, que são importantes para se explicar o preço de uma ação. São conhecimentos que o economista é obrigado a ter, em qualquer situação”, diz o coordenador.
Lopes finaliza revelando que, por meio da parceria, será disponibilizada, no simulador, uma sala para os alunos da Uniara, “então, para qualquer um deles que deseje montar sua carteira de investimento e conhecer um pouco sobre o mercado pelo simulador, isso estará à disposição”.
Informações sobre o curso de Economia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. (Assessoria de Imprensa – [email protected])

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.