Cuidados com o meio ambiente ganham força com o “Prefeitura nos Bairros”

0
227
Manutenção de áreas verdes, podas e plantios de árvores e atendimento social estão entre os serviços realizados no programa
 
 
 

A preocupação com o meio ambiente é um dos focos do “Prefeitura nos Bairros”, programa que tem o propósito de levar para perto das pessoas todos os serviços oferecidos pela Prefeitura. Os números comprovam a atuação intensa nos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade dentro do programa, como limpeza das Áreas de Preservação Permanente, manutenção das áreas verdes de praças, canteiros centrais e dispositivos viários, bem como na manutenção da arborização urbana. Além desses serviços, é realizado um trabalho de educação ambiental com o tema o “Rio começa aqui”, que compreende a conscientização dos alunos sobre os impactos da urbanização sobre os recursos hídricos.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, falou sobre o trabalho de sua pasta dentro do programa. “O programa Prefeitura nos Bairros tem nos permitido que as demandas da população cheguem com mais rapidez e, por consequência, sejam atendidas de forma mais célere e efetiva, em virtude da aproximação da população com os serviços da Prefeitura. Nesse sentido, desde o início do programa, 220 mil metros quadrados de Áreas de Preservação Permanente foram limpas, conseguimos fazer a manutenção das áreas verdes de praças, canteiros centrais e dispositivos viários, totalizando 90 mil metros quadrados de área, além de 4.142 árvores podadas, 166 removidas e realizamos o plantio de 131 mudas”, revelou.

A primeira fase do “Prefeitura nos Bairros” contou com quatro semanas de atuação na região que envolve os bairros Parque Residencial São Paulo, Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda. Já a segunda fase passou, durante duas semanas, pela região composta pelos bairros Parque das Hortências, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

No momento, o programa se encontra em sua fase 3, que teve início no dia 10 e ficará até o dia 28 de abril na região composta pelos bairros Cecap, Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Conjunto Habitacional Victório De Santi 1 e 2, Distrito Industrial 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Regina, Residencial dos Manacás, Vila Aracoara, Adelino Silva, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre e Vila Bonilha.

Mais zeladoria

Além dos serviços realizados pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o “Prefeitura nos Bairros” realiza diversos outros trabalhos nas regiões atendidas, como tapa-buracos, demarcação viária, pintura de guias, substituições de placas de trânsito; implantações de placas de nomes de ruas; implantações de novas placas de regulamentação; trocas de postes de sinalização; revitalizações de postes de sinalização; instalações de novos postinhos de concreto; endireitamentos de postes de sinalização; intervenções do Daae; retirada de inservíveis e vistoria de imóveis pelas equipes de combate à dengue.

Atendimento social

O “Prefeitura nos Bairros” também conta com o plantão de atendimento social em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. No local estão disponíveis a divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, cadastro para o “Minha Casa, Minha Vida”, cadastro para castração de animais, Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas, dentre outros.

Na região atendida atualmente, o atendimento social é oferecido de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, no CRAS Beatriz Rama Porsani (Rua Dr. Amauri Pinto de Castro Monteiro, 957, Cecap).

 

 

 

_________________________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.