Cuidado ao comprar produtos de festa

Produtos para festas têm reprovação de 48% no Interior

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realizou na Capital e em cinco regionais do Interior do estado, a análise de 49 produtos para festas. Desse total, 17 (34,6%) apresentaram irregularidades quanto ao indicado nas embalagens.

Em São Paulo foram verificadas 18 mercadorias. Apenas duas delas continham erros. O principal problema foi encontrado no talher plástico para sobremesa Prafesta, de 50 unidades, que, na média das 20 amostras analisadas, continha uma unidade a menos que o estipulado na embalagem. Já no Interior, os produtos para festas tiveram reprovação de 48%. Trinta e um foram verificados e 15 se mostraram irregulares.

Campinas: foram verificados cinco produtos, mas os técnicos do Ipem não encontraram erros na média das amostras.

Bauru: quatro dos cinco produtos possuíam erros. O destaque ficou com o doce de amendoim Lumar, de 270g, que, na média nas 14 amostras analisadas, possuía peso 24,5g inferior ao estipulado na embalagem.

Presidente Prudente: dos seis produtos analisados, apenas a vela para bolo Velarte, de 48g, apresentou diferença de 1,8g na média das 14 amostras inspecionadas.

A região

Em Ribeirão Preto, cinco dos seis artigos para festa estavam irregulares. O principal erro foi nos canudos para refrigerante Plac, de 80 unidades que, em 20 amostras analisadas, apresentou média de menos cinco unidades.

Em São José do Rio Preto, nove produtos foram verificados e quatro deles apresentaram erros. O destaque ficou com o guardanapo de papel Plena, de 50 unidades, que, na média de 20 amostras analisadas, continha duas unidades a menos que o estipulado na embalagem.

Essas análises do Ipem tem como objetivo coibir abusos por parte de fabricantes e comerciantes contra os consumidores. As inspeções acontecem nos laboratórios das regionais e na Capital. Os responsáveis pelos produtos com erros são autuados e têm prazo de 15 dias para apresentar defesa ao Ipem. Denúncias, reclamações e sugestões devem ser feitas à Ouvidoria de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, pelo telefone 0800 13 05 22.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CONFIRA COMO FICAM AS COLETAS DE RESÍDUOS NO FERIADO DE 15 DE NOVEMBRO

Edinho dá posse à Comissão do Centenário de Macunaíma

Show neste domingo no Sesc Araraquara

Prefeitura dá posse ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Confira a agenda do fim de semana (14, 15, 16 e 17 de novembro)

CATEGORIAS