A partir desta quarta-feira (24), a Companhia Tróleibus Araraquara começa o cadastramento de estudantes para a emissão dos cartões magnéticos, válidos para 2007. A empresa fará o recadastramento dos estudantes que já possuem o cartão e cadastrar os alunos que ainda não se utilizam do sistema de bilhetagem eletrônica.
Os estudantes deverão apresentar comprovante de endereço atualizado e documento de matrícula escolar, caso a escola ainda não tenha enviado a relação de alunos matriculados à CTA. A exceção fica por conta dos alunos da EEBA (Escola Estadual Bento de Abreu) que farão o cadastramento na própria escola. (Não ficou explicado por que os alunos do EEBA farão na própria escola e os outros terão que se locomover até aos escritórios centrais da empresa).
Novidade
Neste ano, o cartão terá a foto do aluno que será captada no ato de recadastramento. Para isso, a empresa vai cobrar R$ 1,00 para a confecção citada que evitará gasto dos alunos com fotografias. Atualmente existem 14.672 alunos cadastrados para o transporte coletivo.
Em Araraquara, o estudante tem 50% de desconto na passagem e o cartão de estudante tem 50 créditos mensais. Podem obter o cartão os alunos matriculados no ensino fundamental, ensino médio, cursos de graduação ou pré-vestibulares de escolas situadas em Araraquara (vinculadas à Divisão Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e MEC).
O cartão magnético de estudante foi implantado no segundo semestre de 2003, em substituição às fichas de plástico e permite ao aluno, além do desconto na passagem, integrar em qualquer ponto da cidade.
O cartão, como é óbvio, é pessoal e intransferível “sob pena da suspensão do benefício”.