“Crochê Solidário” entrega 493 touquinhas para a Gota de Leite

0
485
Idosos da Casa de Repouso Tranquillità já produziram mais de 8 mil gorrinhos para serem usados por bebês nascidos na maternidade


Nesta quinta-feira (10), a Maternidade Gota de Leite Vovó Mocinha recebeu a doação de 493 gorrinhos produzidos pelos participantes do “Crochê Solidário”, projeto desenvolvido pelos idosos moradores da Casa de Repouso Tranquillità de Araraquara que visa a produção artesanal e doação de touquinhas de lã para os recém-nascidos.

Leonardo Sanioto Júnior, professor do projeto, se mostra feliz com os resultados da iniciativa. “Os encontros acontecem na Tranquillità e contam com a participação dos idosos moradores e voluntários. O projeto existe há quatro anos e já resultou na confecção de mais de 8 mil gorrinhos nesse período”, relata.

Emanuelle Laurenti, diretora técnica da Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha (Fungota), Maternidade Gota de Leite de Araraquara, enaltece a iniciativa. “Nós da Gota de Leite agradecemos mais uma vez por todo o carinho prestado na confecção e na doação desses gorrinhos. É uma campanha que para nós é de suma importância, pois atende aproximadamente 200 bebês que nascem por mês na maternidade”, conta.

Dra. Elaine Brandão Da Dalto, pediatra neonatologista, também parabeniza as voluntárias pelo capricho e explica a importância dos gorrinhos para os recém-nascidos. “Quando os bebês nascem, nós ficamos muito preocupados com a questão da hipotermia, sendo que a cabeça é o primeiro local em que o bebê perde muita temperatura. Esses gorrinhos cumprem o papel de evitar essa perda de calor nas primeiras horas de vida do recém-nascido, já que as primeiras quatro horas são muito importantes para a adaptação à vida extra-uterina. Por isso esses gorrinhos são tão importantes e somos muito agradecidos às mãos que os confeccionam. Sabemos que é um trabalho detalhado, ponto a ponto, mas é um trabalho recompensado pela importância que tem para a saúde dos nossos bebês”, destacou.

Sylvia Simões, uma das voluntárias do projeto, revela que a atitude também faz bem para os próprios voluntários, já que muitos saíram da depressão e da ansiedade depois que começaram a integrar o grupo. “Esse projeto tem muita importância na minha vida. Depois de me aposentar, a vida parece que dá uma mudada e você fica meio sem sentido. E isso me ajudou muito. Com isso, você não entra em depressão, está sempre pensando nos bebezinhos que estão nascendo, como vão ficar dentro daquela touquinha que você está fazendo. É uma sensação muito boa e tenho certeza de que o doar é muito mais importante do que o receber. Isso me faz muito bem. Tenho algumas amigas que tiveram câncer ou outros problemas de saúde que as impedem de ficar saindo, por isso eu as convidei para o projeto e elas me agradecem todos os dias por fazerem parte disso”, aponta.

Os interessados em colaborar com o projeto podem fazer a doação de lãs e linhas na própria Maternidade Gota de Leite, que fica na Rua Carlos Gomes, 1610.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.