CPI da Covid convoca Edinho Silva para depor sobre compra de respiradores

0
1748
Foto: www.jornalpp.com.br

Deputados diz que documentos apontam para um suposto esquema além do Nordeste, envolvendo também a Prefeitura de Araraquara

Os deputados estaduais, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (RN), que compõem a CPI da Covid, aprovaram, por unanimidade, a convocação do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), e de outras seis pessoas que tinham ligação com o Consórcio Nordeste.
A convocação do petista, na condição de testemunha, se deve uma suposta doação realizada pela empresa Hempcare ao município, já que é Edinho é um amigo de Carlos Gabas, também petista, ex-ministro de Lula e Dilma e secretário-executivo do Consórcio Nordeste. De acordo com informações, a Hempcare foi a empresa que recebeu aproximadamente R$ 48 milhões do Consórcio para a compra de respiradores e não entregou os equipamentos, mas teria fornecido aproximadamente R$ 4,2 milhões em respiradores ao município de Araraquara.
A decisão do TCU cita pagamentos indevidos à empresa R. Y. Top Brasil Ltda. De acordo com o documento, o TCU reconheceu a ilegalidade do ato e dois pontos observados pela relatora no referido processo de compra: efetuar o pagamento adiantado e sem garantias a uma empresa sem qualificação técnica; certidões fiscais da empresa contratante tinham data posterior ao pedido de compra. Assim, o Tribunal considerou o rito da compra dos respiradores como ato de improbidade.
Os pontos observados foi o de efetuar pagamento adiantado e sem garantias, a uma empresa sem qualificação técnica. Outro fato observado foi o da certidões fiscais da empresa contratante com data posterior ao pedido de compra. (Fonte: www.jornalpp.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.