Covid, resfriado ou gripe?

0
781
Foto: https://www.bbc.com

Da redação

Não, não estamos equiparando a gravidade das doenças. Mas a nova variante do covid (ômicron) está confundindo os sintomas clássicos. Toda atenção é importante.

A verdade é que, tendo qualquer sintoma – que lembre gripe ou resfriado -, é aconselhável que se faça teste de covid. Aliás, o teste, mais do que sintomas normalmente esperados de covid, é a forma mais eficiente de identificar a doença e, assim, proteger as pessoas com quem temos contato.

Especialmente, porque a nova variante parece menos letal e também porque as vacinas – se não conseguem evitar completamente a ômicron – normalmente impedem casos mais graves. Por consequência, temos mais casos leves ou moderados, que muito se assemelham à gripe ou resfriado. Ou seja, diante de qualquer possível gripe ou resfriado, submeta-se a um teste de covid.

Está com nariz escorrendo ou dor de cabeça? Sim, pode ser covid. Garganta raspando, espirros ou tosse? Idem. Perda de paladar e olfato, ainda, pode ocorrer com a nova variante, sendo indicativo mais óbvio de covid.

O leque de sintomas possíveis de covid aumentou demais. Tendo qualquer sinal de gripe ou resfriado, façam teste. Evitem espalhar covid.

Deixe uma resposta