Covid-19: vacinação das crianças de 5 a 11 anos chega 74% em Araraquara

0
374

Cobertura ultrapassa média do Estado, de 60%. Imunização infantil é feita de segunda a sexta, nos postos do Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa

Pelo menos 74% das cerca de 17,8 mil crianças de 5 a 11 anos de Araraquara já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o que corresponde a pouco mais de 11 mil doses aplicadas e que coloca a cobertura vacina do município acima da média registrada no Estado de São Paulo, que está em 60%. Os dados são as Secretaria Municipal de Saúde e foram divulgados pelo Comitê de Contingência do Coronavírus nesta sexta-feira (18).

A vacinação infantil em Araraquara começou em 25 de janeiro com aplicação do imunizante da Pfizer nas crianças com 5 anos e da Coronavac, nas crianças de 6 a 11 anos. Portanto, na próxima semana, as equipes de saúde já estarão mobilizadas para o início da aplicação da segunda dose no público infantil.

“A campanha de imunização infantil avança rápido no município, assim como nas outras faixas etárias. Nós começamos a imunizar as crianças há menos de um mês, inclusive promovendo atividades lúdicas nos primeiros finais de semana para incentivar esse público, e rapidamente avançamos na primeira dose. Na terça, já vamos dar início à aplicação da segunda dose e continuar avançando, além de começar a organização da busca dos faltosos”, destaca Eliana Honain, secretária municipal da Saúde.

Ainda segundo ela, para continuar com a mesma estratégia, a Comissão de Organização de Vacinação, que se reuniu nesta sexta-feira (18), avaliou a cobertura vacinal infantil e a demanda da próxima semana e decidiu que o município vai manter a vacinação de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas.

A recomendação é que a criança esteja acompanhada por adulto responsável, para que este receba todas as orientações do profissional da saúde, ou que apresentem termo de assentimento nas unidades. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.

“E a Comissão decidiu que o município não participará da “Semana E de Vacinação contra a Covid-19″, anunciada pelo governo estadual. Nas escolas as crianças não estariam acompanhadas de um responsável, como vem ocorrendo nas unidades. A estratégia está funcionando, então, vamos manter”, pondera a secretária. “Além disso, após o início da aplicação da segunda dose nas crianças, o município vai se mobilizar para a busca de faltosos, em todas as faixas etárias, e também focar na atualização da carteira de vacinação infantil”, completou a secretária.

Prossegue também

A vacinação contra a Covid-19 para o público adulto também continua, sempre de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas, e de segunda a sexta nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas. No Sesa, são distribuídas 200 senhas diárias, sendo 100 para adultos e 100 para crianças. E no Sesa também está sendo aplicada a quarta dose nas pessoas imunossuprimidas que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses.

É obrigatória a apresentação de documentos pessoais, comprovante de endereço, carteirinha comprovando a 3ª dose e atestado médico.

Já foram aplicadas no município 529.697 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 215.980 da primeira dose, 200.883 da segunda dose e dose única e 112.834 de terceira dose.

Todas as informações sobre o calendário vacinal são atualizadas diariamente no site e nas redes sociais da Prefeitura.

 

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.