Covid-19: Saúde estende vacinação de 12 anos ou mais a todas as unidades e muda horário, a partir de segunda (18)

0
287

As crianças de 5 a 11 anos continuarão sendo imunizadas nos polos infantis habituais, mas também no horário novo

A Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando a vacinação contra a Covid-19 e, a partir de segunda-feira (18), as pessoas de 12 anos ou mais poderão buscar as doses em qualquer uma das 34 unidades básicas de saúde do município e no Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Já a vacinação das crianças de 5 a 11 anos continuará nas unidades de saúde habituais, que são Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, América e Hortências e Sesa, de segunda a sexta-feira, também das 8 às 12 horas.

Ainda na unidade do Sesa, continuará sendo priorizado o atendimento das pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico, com distribuição diária de 100 senhas, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas.

“Estamos reorganizando para atender melhor a atual demanda. Hoje estamos aplicando todas as doses dos imunizantes, sendo que o segundo reforço, ou quarta dose, está sendo feita nas pessoas com mais de 40 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos estão recebendo a terceira dose. Ainda aguardamos a entrega da grade de imunizantes pelo Estado para iniciar a quarta dose das pessoas de 35 anos ou mais. E as crianças continuarão sendo atendidas nos polos habituais neste momento, porque a demanda desse público está baixa e, concentrando os imunizantes nessas unidades, vamos evitar desperdício de doses”, explica Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.

Ela volta a reforçar a importância de as pessoas manterem o esquema vacinal contra a Covid atualizado.

“A vacina é comprovadamente a arma que temos contra as formas mais graves da doença. A adesão à vacina em Araraquara é muito boa e a maioria da população já entendeu que é muito importante ficar atenta ao esquema vacinal e buscar as doses que estão disponíveis para sua faixa etária. Mas ainda temos faltosos e essas pessoas devem procurar as unidades de saúde e se imunizarem”, destaca Eliana, mais uma vez.

De acordo com os números da Secretaria de Saúde, Araraquara tem hoje 11.605 faltosos da 2ª dose e 47.611 faltosos de 3ª dose e doses adicionais.

De acordo o Vacinômetro, ferramenta do governo estadual que contabiliza as doses aplicadas nos municípios paulistas, foram aplicadas no município 622.310 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 220.773 da primeira dose, 216.528 da segunda dose e dose única, 143.826 de terceira dose e 41.183 de quarta dose. Isso significa que 95% da população tomaram vacina (primeira dose ou única), 90% estão imunizados (com duas doses ou única), 60% já receberam a terceira dose e cerca de 23% receberam a quarta dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

De segunda a sexta, das 8 às 12 horas

– Pessoas com 12 anos ou mais

Todas as 34 unidades de saúde do município e Sesa (distribuição de 100 senhas)

– Crianças de 5 a 11 anos

Unidades de Saúde do Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, América, Hortências e Sesa (distribuição de 100 senhas)

– Pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico

Sesa (com distribuição diária de 100 senhas)

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.