Covid-19: Prefeitura amplia atendimento médico, testagem e equipes de bloqueio para frear contaminações

0
116

Entre outras medidas, quatro unidades de saúde voltarão a atender em horário estendido, praça Santa Cruz voltará a ter testagem e as equipes de bloqueio passarão de 8 para 16

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está ampliando o atendimento médico, a testagem para Covid-19 e as ações de bloqueio e monitoramento de positivados em Araraquara, para frear o aumento da demanda registrada principalmente nas últimas semanas nas suas unidades de saúde. O aumento está relacionado à circulação da variante ômicron e também às festas e encontros tradicionais deste período do ano.
As medidas foram deliberadas em reunião de integrantes do Comitê de Contingência do Coronavírus do Município e equipe da Saúde com o prefeito Edinho, com base em análises da situação epidemiológica do município.
Por conta do aumento do número de atendimentos diários de pessoas com sintomas gripais e também assintomáticos que, consequentemente, ampliaram o tempo de espera por consultas médicas e testes na UPA da Vila Xavier e na testagem em massa realizada no Terminal Central de Integração (TCI), a partir desta terça-feira, quatro postos de saúde do município estarão abertos em horário estendido, das 17 às 20 horas, para atendimento Covid.
São eles os postos de saúde do Cecap, Selmi Dei I, Jardim Paulistano e Saúde do Santa Angelina.
Além disso, permanecerá o atendimento e testagem 24 horas de sintomáticos no Polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier. E também a UPA Central estará atendendo crianças com idade até 12 anos com síndrome gripal, também 24 horas.

TESTAGEM
Em relação à testagem de sintomáticos, a partir de quarta-feira (5), será retomado o atendimento na praça Santa Cruz, das 7 às 10 horas, com distribuição de 150 senhas diárias.
Nesta terça, dia 4, continua a testagem no TCI, das 13 às 17h30, também com 150 senhas diárias.
“Estamos mantendo a testagem no Terminal normalmente e, na quarta, retomamos na Santa Cruz. Também vamos reinstalar as tendas que haviam sido retiradas da UPA da Vila Xavier, quando o número de atendimento despencou no fim do ano passado. O foco é manter o atendimento de qualidade que sempre prestamos à nossa população e que fez de Araraquara uma referência no combate à pandemia. Essas medidas foram definidas hoje, mas continuaremos acompanhando a situação epidemiológica e, ainda até o fim desta semana vamos no reunir novamente com o prefeito Edinho para avaliar. Se necessário, vamos adotar novas medidas”, afirmou Eliana Honain, secretária municipal de Saúde. “Investimos em sequenciamento e identificamos a contaminação pela variante Ômicron na cidade, que chegou justamente neste período de festas e de encontros familiares. Isso acabou elevando os números de contaminações. Por isso, como sempre seguimos a ciência, estamos intensificando as ações de enfrentamento e adotando medidas que podem melhorar o atendimento dessa demanda. Como as internações não estão tendo alta preocupante, ou seja, não está havendo agravamento dos casos, vamos manter essas medidas. À população, pedimos que colaborem, mantendo as medidas sanitárias, que são o uso correto de máscara e a higienização das mãos”, reforça a secretária de saúde.

BLOQUEIO E RASTREAMENTO

A Prefeitura está dobrando, a partir desta terça, o número das equipes de bloqueio, de 8 para 16 equipes, que são responsáveis pelo rastreamento e testagem de comunicantes e orientação sobre o isolamento necessário.
Também estão sendo mantidas as equipes de visitas domiciliares a idosos e a pessoas com comorbidades, que não são casos de internação, incluindo as visitas a todas as casas de acolhimento de idosos do município.
Em casos de surtos, também será feito monitoramento nos Centros de Reabilitação Masculino e Feminino, Penitenciária e Fundação Casa.
E ainda continuará a testagem nas escolas municipais.
O prefeito Edinho, em live feita nas suas redes sociais logo após a reunião, para comunicar as novas deliberações, reforçou a importância da participação da população no enfrentamento desse pico de contaminação registrado nessas últimas semanas.
“Saímos de 86 contaminados em 31 de dezembro, para 189 hoje. Existe uma curva crescente de contaminados e, portanto, estamos agindo rápido. Vamos aumentar a testagem para encontrar os positivados e fazer o bloqueio da contaminação”, enfatizou. “E faço aqui um apelo público para que nossos planos de saúde privados façam testagem também. Nós detectamos que uma parte grande desse aumento de demanda nas nossas unidades é de pessoas que têm planos de saúde. É que os planos estão testando somente os internados. Nós precisamos de colaboração para evitar que as unidades da Prefeitura continuem com a pressão que estão tendo hoje. Peço que os planos de saúde dividam conosco a responsabilidade de encontrar o paciente contaminado. Isso nos ajudará demais”, ressalta.
O prefeito Edinho enfatizou ainda que hoje, a principal arma para frear essa curva de contaminação é a vacina, por isso, as pessoas devem procurar um dos polos de vacinação para tomar a vacina, inclusive a dose de reforço.
“Estamos atentos, vamos continuar seguindo a ciência e não vamos tomar nenhuma medida drástica, enquanto a medicina não nos cobrar. Vamos tomar as medidas que forem necessárias, no momento certo. Hoje estamos com o índice de internação baixo, sem risco de colapso no sistema de saúde. As pessoas estão se contaminando, mas estão ficando menos doentes. O que é necessário hoje é que todos tomem cuidado para evitar que a contaminação cresça. A imensa maioria de casos positivados é de pessoas que não tomou os cuidados necessários, que se aglomeraram nesse fim de ano, sem máscara, sem higienizar as mãos. Usem máscara e higienizem suas mãos. Estamos pedindo para que as pessoas não baixem a guarda e, se possível, evite aglomeração desnecessária. A maior fiscalização é a consciência. Se todos tiverem consciência, vamos passar por mais esse momento difícil que o mundo está fazendo. Estamos trabalhando muito, mas precisamos muito da colaboração de todos”, finalizou o prefeito Edinho.

Atendimento e testagem para Covid-19

Atendimento médico e testagem de sintomáticos

24 horas – todos os dias
– Polo de atendimento e triagem da UPA da Vila Xavier
Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)

Atendimento médico e testagem de sintomáticos e assintomáticos

Das 17h às 20h – de segunda a sexta-feira
– Posto de Saúde do CECAP
Avenida Major Antônio A. Biavatti, 347

  • Posto de Saúde do Selmi Dei I
    Rua José de Freitas Madeira, 49

  • Posto de Saúde do Jardim Paulistano
    Avenida Jorge Haddad, 334

Posto de Saúde do Santa Angelina
Rua Habbib Khodor, 560

Atendimento de crianças com idade até 12 anos com síndrome gripal

24 horas – todos os dias
– UPA Central

Teste rápido de assintomáticos

A PARTIR DE 5 DE JANEIRO – Das 7h e às 10h – de segunda a sexta-feira
Praça Santa Cruz (150 senhas diárias)

Às 13h às 17h30 – de segunda a sexta-feira
Terminal Central de Integração (150 senhas diárias)

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta