Cortejo neste sábado (02) marca a finalização das atividades da Semana do Circo “Almoçando Piolin”

0
450
Cortejo Denis Pimentta - Cururu

Cortejo sai do Palacete das Rosas e chega à Praça Pedro de Toledo onde haverá números circenses; encontro começa às 10h30 e aguarda participação popular

A finalização da Semana do Circo “Almoçando Piolin” será realizada neste sábado (02/04), com concentração no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva e um cortejo que seguirá até a Praça Pedro de Toledo, onde serão apresentados números circenses. A concentração no Palacete terá início às 10h30 e aguarda a participação de todos os interessados e artistas da cidade.

O cortejo terá atividades de circo mambembe e itinerante que se iniciará no Palacete das Rosas e terminará na Praça Pedro de Toledo. Durante o trajeto, os artistas desfilarão de forma a atrair o público, seguindo o carro de som. O Mestre de Cerimônia – o palhaço Aipim – irá comandar o cortejo pelo trajeto e fará parte da apresentação final, com três artistas contratados por meio de edital.

Apresentações – Entre os números apresentados ao final do cortejo, está o Palhaço Cururu, com o artista Denis Pimentta, apresentando esquetes clássicas, de improvisação e interação com o público. Denis lembra que essa é a 1ª Semana do Circo oficial do calendário da cidade. “É uma conquista política do coletivo de artistas circenses de Araraquara. Um exemplo de mobilização cultural. Com muito orgulho celebramos o aniversário do palhaço Piolin, e em 2022, reforçamos a sua importância como artista popular e antropofágico, dentro do centenário do modernismo brasileiro. Poucas pessoas sabem que Piolin também teve a sua participação na Semana de 22”, aponta.

“Serão apresentados números dos artistas da cidade e é também uma oportunidade de encontros e intercâmbio dos saberes circenses. É o primeiro e espero que seja uma semente para o crescimento da linguagem do circo na cidade de Araraquara”, disse Denis.

O Palhaço Cururu vai apresentar sua “Mágica Modernista” – uma intervenção lúdica e educativa, com muita palhaçada. E é em meio a esta palhaçaria que Cururu abre sua mala de objetos variados e começa a encontrar aqueles que trazem a temática da Semana de Arte Moderna de 1922, como se toda a bagagem artística da “Semana Antropofágica” ainda nos alimentasse nos dias de hoje! Agora é com o público: escolha uma carta e ajude a montar o painel da Semana de 22!

Em seguida, EV Banjo traz o número “A Graça do Palhaço”, uma intervenção que subverte a realidade prática através de técnicas circenses costurando a materialização na figura do palhaço, numa dialética que traz à luz questões sociais e caminhos para a transformação do indivíduo. “A apresentação do palhaço Cabrinha é um compilado de rotinas clássicas da tradição clownesca atualizadas, sobre o filtro da teoria materialista-histórica-dialética na perspectiva latino-americana”, explica EV.

Para ele, a realização da Semana Almoçando Pioloin, é “de fundamental importância para a cidade devido ao contexto histórico que estamos vivendo. Com a polaridade, política e ideológica o ódio está se tornando comum entre os indivíduos, afastando uns dos outros. A arte, cumpre o papel de unir o indivíduo a sua história e da as ferramentas para a contemplação do outro como a si”, dispara. “As atividades propostas pelos artistas têm como característica principal a crítica, buscando romper a alienação da realidade imediata.”

Já a bambolista Maíra Baltazar apresenta o número “Circundar o tempo” em que a não-linearidade do tempo, através dos ritmos e desenhos da movimentação com o bambolê, são colocados de forma a trazer a descontinuidade do tempo no enxergar cenários atuais e de 100 anos atrás com suas semelhanças.

Maíra acredita que o cortejo deste sábado irá trazer a grande potência da arte circense para as ruas de Araraquara com muita animação e diversão. “Este evento é um marco para história circense de Araraquara. A semana tem como objetivo valorizar a cena local e celebrar o Dia do Circo em grande estilo, com uma programação de atividades gratuitas em diferentes pontos da cidade.”

Na finalização dos números, os artistas e o mestre de cerimônia, assim como Bel Macari e Bárbara Monteiro (representantes da linguagem Circo no Conselho Municipal de Cultura, curadoras e coprodutoras do evento) participam da culminância antropofágica em homenagem ao próprio Palhaço Piolin com uma reverência ao artista e a linguagem circense, no número “Almoçando o Piolin”.

Contexto – A Semana do Circo “Almoçando Piolin” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura e em parceria com o Sesc Araraquara, e comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

“Almoçando Piolin” tem como propósito o resgate da história do circo e sua relevância nacional, a partir da contextualização da importância do circo para a Semana de Arte Moderna.

“O grande Abelardo Pinto (1897-1973) – o conhecido Palhaço Piolin – participou e foi homenageado na Semana de 22, por simbolizar a brasilidade desejada pelos artistas modernistas. Assim, pelo viés do centenário da Semana de Arte Moderna, a Semana tem o objetivo de iluminar novas perspectivas artísticas, socioculturais e filosóficas, já que a Semana de Arte Moderna de 22 visava uma arte nacional, original e atualizada que refletisse o cenário cultural e social brasileiro da época”, aponta Carlos Henrique Fonseca, coordenador executivo de Cultura.

“Uma das manifestações artísticas realizadas nesta semana, foi o festim antropofágico, com o intuito de homenagear os 32 anos de Piolin, assim como consagrar a arte circense como ‘a arte essencialmente brasileira'”, explicam as coprodutoras Bel e Bárbara.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Cortejo – Finalização da 1ª Semana do Circo “Almoçando Piolin”

Data: sábado (02 de abril)

Horários e locais:

– 10h30 às 11h: concentração para o Cortejo Temático – 100 anos de Semana de Arte Moderna

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento, 794 – Centro)

–   11h40: Números circenses “Almoçando Piolin”

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes x Av. Portugal – Centro)

Programação gratuita

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.