Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023 é eleita

0
332
Foto: Tetê Viviani
Eleição no Cear, na noite de sábado (11), definiu o grupo que irá representar a animação e beleza para os foliões nos eventos da cidade

A Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023 está eleita! No último sábado (11), no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), foram conhecidos os nomes dos representantes do Carnaval de Araraquara: Maicon Cleber Pinesso Lopes (Rei Momo), Fabíola Alves Gabriel (Rainha do Carnaval), Bianca Nogueira Mattos (Princesa do Carnaval), Amanda Letícia Galdino Pereira (Rainha do Samba), Ingrid Paola Braz (Princesa do Samba), Marytssa Scharwaytssyman (Rainha Trans do Carnaval) e Sol Gbona Dantas Saraiva (Princesa Trans do Carnaval).

Comunicação, simpatia, samba no pé e elegância foram alguns dos quesitos analisados pelo júri, formado por profissionais da comunicação de Araraquara e região. Os candidatos, durante a eleição, desfilaram com trajes social, esporte e fantasia para a análise dos jurados, sob o comando da bateria da Escola de Samba Mancha Araraquara.

A Corte do Carnaval eleita recebe, a título de premiação, faixa, coroa, tiara e cetro (conforme o título), além dos valores: R$ 4.000 (para Rei Momo, Rainha do Carnaval, Rainha do Samba e Rainha Trans do Carnaval) e R$ 2.500 (para Princesa do Carnaval, Princesa do Samba e Princesa Trans do Carnaval).

O grupo deve realizar saídas para animar as atividades carnavalescas promovidas e apoiadas pela Prefeitura Municipal de Araraquara, além de agitar também a programação promovida por clubes e entidades do município.

Vale destacar que o júri da Corte 2023 foi formado por representantes dos veículos de comunicação e da Prefeitura de Araraquara: Alessandra Laurindo (coordenadora de Políticas Étnico-Raciais), Lígia Maria (assessora de Políticas LGBTQIA+), Talina Alves (supervisora de marketing – representando Grupo Montoro de Comunicação), Gabriela Martins (editora-chefe do portal acidadeon Araraquara – representando Grupo EP Comunicação: EPTV, acidadeon Araraquara e Rádio EP FM) e Anadyla Camila Galdioli Azevedo, a Naná Galdioli (locutora da Rádio Nativa – representando Rádio Nativa FM/Grupo Band).

O Carnaval da Paz e Cidadania 2023, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara), tem toda a programação gratuita e apresenta o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”.

A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br).

Retorno

Em sua fala no evento, o prefeito Edinho recordou que as medidas de prevenção da pandemia da Covid-19 impossibilitaram a realização do Carnaval por dois anos. Agora, com a vacinação contra a doença e o controle da pandemia, é possível retornar com a folia. “A pandemia está sendo vencida e Araraquara foi exemplo para o mundo. O Carnaval precisa voltar com toda a força”, salientou.

O prefeito ainda informou que publicará, a partir de março, portaria instituindo uma comissão que já comece a planejar o desfile de escolas de samba de 2024, dentro do que permite a legislação. “Quero que o Carnaval de Araraquara cresça, fique forte, com 10, 15, 20 blocos, mas quero escola de samba na rua, porque representa as comunidades, os bairros, o trabalhador e a trabalhadora”, anunciou Edinho.

O vereador Alcindo Sabino (PT), representando a Câmara Municipal, parabenizou a Prefeitura pelo apoio ao Carnaval de rua e manifestou apoio ao retorno dos desfiles de escolas de samba a partir do ano que vem. “A Câmara está à disposição para que, juntos, a gente possa voltar com o Carnaval das escolas de samba em 2024. Vocês merecem, Araraquara merece. Araraquara está se tornando um polo regional do Carnaval. E as escolas de samba na avenida fazem toda a diferença”, disse.

A deputada estadual eleita Thainara Faria (PT) destacou que o Carnaval é um símbolo de resistência e parabenizou o poder público de Araraquara pelo investimento no evento. “As escolas de samba são extremamente importantes para as comunidades. Já vimos escolas de samba levantarem temas como combate ao racismo, LGBTfobia, combate à intolerância religiosa. Em Araraquara, a expressão cultural do Carnaval segue forte”, afirmou Thainara.

Estiveram presentes no evento, ainda, as secretárias Teresa Telarolli (Cultura), Priscila Luiz (Comunicação) e Juliana Lujan (Administração), além de coordenadores e gestores municipais.

Conheça a Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023:

Maicon Cleber Pinesso Lopes: Rei Momo
Fabíola Alves Gabriel: Rainha do Carnaval
Bianca Nogueira Mattos: Princesa do Carnaval
Amanda Letícia Galdino Pereira: Rainha do Samba
Ingrid Paola Braz: Princesa do Samba
Marytssa Scharwaytssyman: Rainha Trans do Carnaval
Sol Gbona Dantas Saraiva: Princesa Trans do Carnaval

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.