Coordenadoria anuncia mudanças no trânsito após construção de supermercado 

0
369

Vereadora Fabi Virgílio (PT) pediu informações sobre projeto de adequação das vias com chegada de novo supermercado na Vila José Bonifácio 

A vereadora Fabi Virgílio protocolou o Requerimento n° 214/2022 no qual pediu informações a respeito do projeto de aprovação do empreendimento comercial em construção na Rua Dona Corina David, na Vila José Bonifácio.

A parlamentar afirmou que, em visita ao local onde estão ocorrendo as obras, constatou algumas possíveis irregularidades que podem ocorrer com a inauguração do empreendimento, principalmente em relação aos efeitos do empreendimento no tráfego da região.

“Os efeitos a que me reporto decorrem da possível inadequação da estrutura viária atualmente existente para o recebimento de um empreendimento de grande porte e impacto que afetará diretamente a mobilidade urbana da área”, ressaltou Fabi.

A vereadora salientou que o Rodoanel Norte-Oeste e as ruas Napoleão Selmi Dei e Henrique Lupo são algumas das vias mais importantes do município dadas à função que desempenham como vias rápidas de coleta e distribuição do trânsito e fundamentais para a estrutura viária do município.

“O novo empreendimento está justamente localizado no entroncamento destas três vias, o que tem causado bastante preocupação aos moradores. Além disso, entendemos que é necessária a atuação preventiva da Prefeitura, exigindo dos empreendedores a adequação da estrutura viária prevista em lei com a função de evitar problemas aos munícipes e gastos futuros desnecessários aos cofres públicos”, afirmou a parlamentar.

Fabi pediu à Prefeitura documentos contendo informações referentes às obras do novo empreendimento, um estudo das medidas mitigadoras dos impactos negativos, bem como daquelas intensificadoras dos impactos positivos, entre outras informações.

Em resposta à vereadora, a Coordenadoria de Mobilidade Urbana disponibilizou toda a documentação referente às obras do novo empreendimento em construção, bem como todo o estudo e mudanças necessárias para manter as vias em condições de tráfego.

Entre as mudanças citadas no documento está a abertura da continuidade da Rua José Antônio Jardim de Freitas, ligando a Rua Henrique Lupo ao Rodoanel Norte Oeste, conforme projeto desenvolvido pela empresa Tranzum para a duplicação da Marginal das Cruzes, cujo inverso é para um período de 10 a 15 anos.

O projeto prevê também a mudança de mão de direção para mão única, na Rua Henrique Lupo entre a Rotatória da Captação de Aguas e a Rua José Antônio Jardim de Freitas, no sentido bairro-centro, diminuindo o número de aproximações da rotatória da captação de aguas, o que melhora sensivelmente o nível de serviço.

A partir da implantação do empreendimento, será imprescindível o correto tratamento da sinalização viária de regulamentação e horizontal. Assim, é indicado que a sinalização do local seja remodelada e modernizada.

Ainda segundo a Coordenadoria, a empresa deverá ainda apresentar projetos complementares de abertura da via (geométrico, terraplanagem, drenagem, pavimentação, iluminação pública e sinalização de trânsito) e aprová-los na Secretaria de Obras, no prazo de 45 dias após a emissão do Alvará de Construção do empreendimento.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.