Coordenadora de Pedagogia presencial da Uniara fala sobre o Dia Internacional da Língua Materna

0
485
Adriana do Carmo Bellotti

Data é celebrada nesta segunda-feira, dia 21

Nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional da Língua Materna. A coordenadora do curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara, Adriana do Carmo Bellotti, fala sobre a data e ressalta sua importância.

“Criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 17 de novembro de 1999, o Dia Internacional da Língua Materna tem o objetivo de promover a diversidade linguística e a cultura entre as diferentes nações. Além disso, a data também convida todos os países e suas matrizes a refletirem sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade”, explica a docente.

Ela comenta que “uma de nossas mais importantes riquezas é o nosso patrimônio linguístico”. “Então, preservar essas particularidades significa a preservação da cultura daquele grupo, além de seu maior legado às gerações futuras. Por consequência, a morte de uma língua implica na perda imensurável a um país e, inclusive, à humanidade, pois se perde, além da forma básica de comunicação, uma cultura com todas as suas expressões como folclore, história, musicalidade e religião, dentre outras”, salienta.

Portanto, a manutenção de um idioma, segundo a professora, é um fator importantíssimo para a identidade de um povo, “por se constituir em um de seus principais suportes culturais, além de ser uma expressão preservadora de sua dignidade e seu orgulho”.

Como sugestão, Bellotti coloca que a valorização das línguas pode ocorrer por meio de atividades que desconstroem a ideia de que a língua é uniforme. “Nesse sentido, é importante refletir sobre a questão do preconceito linguístico, um grande empecilho no processo de construção de uma sociedade mais igualitária, diversificada e democrática. A partir do conhecimento das modalidades da língua, poderemos compreender a importância das variadas formas de expressão linguística na constituição do plurilinguismo social, pressuposto para uma sociedade que pretende valorizar as múltiplas faces de sua multiculturalidade”, finaliza.

Informações sobre o curso de Pedagogia presencial da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88. (Assessoria de Imprensa – assimprensa@uniara.com.br)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.