Sarah Coelho Silva (*)
Eram 7 horas da manhã, a fila de coleta do sangue estava imensa e o meu número era o 72.
Após uma cirurgia, há uns 21 dias, ainda em recuperação, lógicamente fiquei em um canto amuada, aproveitando os momentos preciosos para um merecido descanso.
Sentei-me bem próxima de dois senhores, de mais ou menos 70 anos de idade. Lógicamente os dois estão aposentados e a prosa entre eles estava interessante e sábia.
O senhor nº 1, que estava com sua neta sempre se encostando para o afago do vovô, foi logo dizendo:
– Eu acordo muito cedo, bem antes do galo cantar. Até nos dias após ao meu casamento, nunca a cama esquentei. E soltou esta frase sábia.
“Quem acorda cedo, bebe água limpa”. Depois, continuou a falar de sua vida. Estava indignado porque a mulher do seu vizinho lavava a calçada todo o santo dia.
E ele sempre dizendo para a sua mulher: nós não somos ricos, então não podemos fazer desperdício e jogar nosso dinheiro no ralo.
O senhor nº2 tudo confirmava.
Quanto ao salário de algumas pessoas que ocupam importantes cargos públicos, falou com muita eloquência.
Esta categoria não merece ganhar nem mesmo R$ 500,00, vivem em seu gabinetes de papo para o ar.
E olhando para as meninas que trabalham no balcão, atendendo a fila imensa o dia inteiro sem mesmo sentar, tascou: “essas merecem receber um salário bem alto”.
A conversa continuou, mas, infelizmente chegou o momento de fazer os meus exames e eu educadamente após uns 30 minutos ao lado daqueles senhores distintos, disse: Até logo e passar muito bem.
Poesia de Laira Sakamoto – 3ª S.D. – EE. Antônio Joaquim de Carvalho
O gado
O gado é muito importante para as pessoas.
A gado de corte fornece ao homem, a carne para sua alimentação, couro para fazer bolsas e sapatos. O gado leiteiro produz o leite que bebemos, fazemos iogurte, manteiga, queijos e outros alimentos.
Eu particularmente adoro desenho animado e propaganda de televisão que tenha vaca.
(*) É escritora e colaboradora do JA.