Os 51 novos integrantes do Conselho Municipal do Idoso tomaram posse hoje, no gabinete do prefeito. Durante a cerimônia, Edinho anunciou a construção de um Centro de Referência do Idoso.
O prefeito saudou novos e antigos conselheiros e destacou o apoio dos servidores municipais à frente do Conselho. Diversos setores da sociedade têm se mobilizado para o cumprimento do Estatuto do Idoso. “Temos de ter vontade política, enfrentar as dificuldades e lutar para que as políticas públicas do Estatuto sejam implementadas, mudando a vida das pessoas.
A participação na elaboração de políticas públicas transforma a vida das pessoas, a participação da vida da cidade vale a pena, principalmente se visarmos o respeito aos direitos, tornando a cidade igualitária”, afirmou Edinho.
Anunciou a construção do Centro de Referência do Idoso ao lado do Asilo São Francisco de Assis, no Quitandinha. Edinho falou de uma parceria entre o poder público municipal e a diretoria do Asilo que possibilitará o uso do salão de festas da entidade por grupos de terceira idade, conforme a reivindicação dos participantes da Plenária Temática do Idoso, do Orçamento Participativo.
Sangue Novo
Maria Aparecida Nery, secretária de Assistência Social, agradeceu a participação dos antigos conselheiros e saudou a chegada dos novos. Ela frisou a importância da aprovação do Estatuto do Idoso, “que traz desafios para a sociedade”. Nery espera que o Estatuto se torne presente nas ações do novo Conselho, a fim de garantir igualdade de direitos a todos e qualidade de vida.
A primeira reunião do novo Conselho será realizada no próximo dia 16, às 13h30, na Casa da Cultura.
Conselho
Os representantes do novo Conselho, pertencentes aos segmentos sociais e profissionais da sociedade civil foram indicados pelas entidades. São cinco representantes de grupos da 3ª Idade e dois representantes de entidades de atendimento ao idoso.
De acordo com a lei de criação do Conselho, o prefeito municipal é quem indica os demais sete componentes, representante do Fundo Social de Solidariedade, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, da área de Esporte e Lazer, Habitacional e outro do Ministério Público Fórum.
O Conselho Municipal do Idoso foi instituído em setembro de 1998 por meio do Decreto n.º 7367 e alterado pelo Decreto n. 7568 de 16 de março de 2000.
Uma das ações do Conselho é diagnosticar em conjunto com a Secretaria de Saúde o quadro situacional do idoso em Araraquara. O Conselho também faz intervenções e oferece propostas sobre as instalações físicas do Programa de Saúde do Idoso.
É um projeto realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que contempla o Centro Regional de Reabilitação e o Centro Integrado de Atendimento ao Idoso. Será construído no terreno ao lado do novo Asilo, terá aproximadamente 500 metros quadrados e contemplará consultórios médicos, de enfermagem, de psicologia, de assistente social e salas para fisioterapia, fonaudiologia e terapia ocupacional. Abrigará piscina, sala de reuniões, espaço para laboraterapia e área para realização de atividades físicas. A unidade será administrada pela Prefeitura Municipal. Um acordo entre a administração municipal e a diretoria do Lar São Francisco possibilitará o uso do salão de festas da entidade pelos grupos de terceira idade do município. O início da construção do Centro está previsto para junho do ano que vem e com término para dezembro do mesmo ano.