O prefeito Edinho Silva defendeu o consórcio de cidade para políticas públicas regionais na abertura da Semana de Estudos do Departamento de Administração e Tecnologia da Uniara, no Espaço Cultural Paratodos. Ele participou da mesa-redonda Estratégias de Governabilidade Orientadas ao Desenvolvimento Regional, que contou também com a presença do prefeito eleito de Boa Esperança do Sul, Antonio Nelson Rosim e a mediação da professora Helena Carvalho de Lorenzo, do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio-Ambiente da Uniara.
Os dois prefeitos tiveram 20 minutos para expor suas idéias sobre o tema. Em sua explanação, Edinho, que fez mestrado sobre desenvolvimento regional dentro da cadeia produtiva agro-industrial, comentou a impossibilidade de se pensar em desenvolvimento sem levar em consideração a região e suas respectivas cadeias produtivas. “Temos de superar a idéia de cidade contra a cidade para construir políticas públicas e condições objetivas para pensar o desenvolvimento regional”, ressaltou.
Para o prefeito, a resposta está nos consórcios de cidades. Ele citou como exemplo de sucesso o consórcio para a manutenção de estradas rurais entre municípios e o Comitê da CBHTJ (Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê/ Jacaré).
O prefeito ainda destacou que cada cidade tem a sua vocação, mas que juntas podem formar pólos regionais. Ele citou ações voltadas ao desenvolvimento regional como a Furp (Fundação Para o Remédio Popular), o pólo de desenvolvimento de software (TAM/Tata), o pólo de desenvolvimento aeronáutico Embraer/Kawasaki) e o centro distribuidor de álcool (Petrobrás).
Edinho agradeceu não só a organização do curso, como também a Uniara pelos convites recebidos para a participação de eventos científicos, bem como outras parcerias.
O evento faz parte da Semana de Estudo do CAT.
A professora Helena Carvalho de Lorenzo, do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio-Ambiente da Uniara, mediou a mesa-redonda “Estratégias de Governabilidade orientadas ao Desenvolvimento Regional”, que contou com a presença dos prefeitos eleitos de Araraquara e Boa Esperança do Sul, Edson Antonio da Silva e Antonio Nelson Rosim, respectivamente. O evento fez parte da abertura da Semana de Estudos do Departamento de Administração e Tecnologia da instituição.