Édio Lopes (*)
O 20 de novembro é Dia Nacional da Consciência Negra. Em Araraquara é feriado, assim como em mais de mil cidades brasileiras. Data muito importante para lembrar a luta contra a~escravidão no Brasil e homenagear o grande herói negro dos Quilombos, Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de Novembro de 1695.
O feriado municipal da Consciência Negra é uma data para reflexão sobre a discriminação racial que ainda hoje permeia fortemente o país e também a nossa cidade. Assim como sinalizar para a sociedade a dívida com a raça negra.
O dia é simbólico, sabemos que não resolverá séculos de políticas excludentes e oportunidades restritas que assolaram a população negra. Mas é importante uma data que provoque de forma positiva o debate racial.
Essa data simboliza a luta de homens e mulheres em busca de igualdade, de cidadania e do ideal de viver em uma sociedade livre de todas as formas de opressão, principalmente racismo.
A história dos negros em nosso país sempre foi de luta que não tem sido em vão. Há vitórias e conquistas, mas, ainda há muito a ser feito para que o Estado e a sociedade brasileira compensem a dívida com o povo negro.~
Na última década,~várias ações do Governo Federal foram implementadas para tentar minimizar essa dívida. As cotas nas Universidades Federais, criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Lei 10.639 que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas, e a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial foram algumas delas.
Precisamos de mais. Independente dos avanços em prol da igualdade racial, nós sabemos todos nós que a discriminação persiste em nossa sociedade. Os afrodescendentes ainda são os que mais sofrem com o desemprego, a extrema pobreza e a violência que têm vitimado tantos jovens das periferias urbanas.
A América Latina e o Caribe possuem a maior população afrodescendente do mundo e~o Brasil tem a segunda maior população negra do mundo, enquanto país, depois da Nigéria. O Censo nacional brasileiro oficializou, em 2010, pela primeira vez aquilo que já era evidente, mas que não constava dos registros:~mais da metade do povo brasileiro declara-se negro, reconhece-se como negro.
Por tudo isso, o feriado recente não pode ser visto como algo que atrapalha o desenvolvimento da cidade. Muito pelo contrário, uma data para reflexão e ação contra o racismo.
Por fim, compartilho do sonho do grande líder negro Martin Luther King: "Eu tenho um sonho de que nossos pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pelo conteúdo do seu caráter".
(*) É líder de vereadores do PT.