Conheça 7 principais recomendações que auxiliam na prevenção do câncer

0
500
Crédito: Divulgação - Dr. Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto, alerta que cerca de 30 a 50% dos casos de câncer poderiam ser evitados com a redução de fatores de risco.

Carlos Fruet, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto fala sobre os cuidados básicos que podem ser fundamentais para evitar a doença

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que somente no Brasil são esperados, para cada ano do triênio 2023-2025, cerca de 704 mil novos casos da doença, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

Ainda segundo o Instituto, entre os tumores malignos que mais acometem os brasileiros estão: pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Diante deste cenário, o oncologista Carlos Fruet, da Oncoclínicas Ribeirão Preto, alerta para a importância da prevenção da doença através de cuidados básicos com a saúde. “Nem sempre é possível evitar o câncer, mas políticas eficazes que incentivam hábitos saudáveis, acesso aos serviços de saúde e rastreamento podem reduzir a mortalidade e serem fundamentais para a alta dos índices de cura e qualidade de vida dos pacientes”, diz o médico.

O oncologista comenta ainda que cerca de 30 a 50% dos casos poderiam ser evitados com a redução de fatores de risco e sugere algumas recomendações que podem ajudar a prevenir a doença.

Fazer acompanhamento frequente com um médico

O acompanhamento médico é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer. Através das consultas continuas é possível a realização de exames preventivos indicados para cada faixa etária e histórico de saúde, podendo identificar a doença em estágio inicial e aumentar as chances de bons resultados com o tratamento.

Manter o corpo ativo através da prática de atividade física

A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Segundo estudos divulgados pelo Inca quanto maior a atividade aeróbica, menor o risco de câncer.

Ingerir dieta rica em cereais integrais, legumes, frutas e leguminosas

A adoção de uma dieta equilibrada pode evitar cerca de 35% dos casos de câncer. Isso porque alguns alimentos funcionam como antioxidantes, fornecendo ao organismo substâncias essenciais capazes de combater os radicais livres que atacam as células.

Evitar o consumo de fast food e demais alimentos processados ricos em gordura, amido, sódio e açúcares

Este tipo de alimento causa o excesso de gordura, que pode provocar alterações hormonais capazes de estimularem a proliferação e inibirem a morte celular. Com isso, causam maiores chances do surgimento de células cancerígenas.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

O consumo de álcool está entre os principais fatores de risco de tumores, como intestino, esôfago e fígado. O risco é diretamente proporcional à quantidade de álcool consumida e ainda maior para aquelas pessoas que bebem e fumam.

Evitar o uso de cigarros

Segundo o Inca, o tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, por exemplo, tem o cigarro como responsável, sendo os outros 10% decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também está associado a 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe e outros.

Sexo seguro

O uso de preservativo é fundamental para a saúde e para a prevenção de tumores. Atualmente, o papiloma vírus humano (HPV) – doença sexualmente transmissível – é o principal responsável por alguns tipos de câncer como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). A vacinação – disponível no sistema público para meninos e meninas, com idade entre 9 e 14 anos – é imprescindível para uma proteção mais eficaz contra o HPV.

(Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.