CONGRESSO TÉCNICO DOS JOGOS REGIONAIS

0
221

Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara

Na terça-feira (7), o anfiteatro do Departamento de Educação de Américo Brasiliense sediou o congresso técnico dos Jogos Regionais, que foi realizado pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEL), através das diretorias regionais. A competição, que chega à sua 64ª edição e é referente à 5ª Região Esportiva do Estado, será disputada entre os dias 18 de junho e 30 de agosto em Américo Brasiliense.

Durante o congresso foram definidos os grupos e os sistemas de disputas de todas as modalidades esportivas que envolvem a competição, que contará com a participação de 53 municípios. Após a não realização em 2020 e 2021 devido à pandemia, os Jogos Regionais serão realizados em formato diferente, sem sede fixa. Por conta da dificuldade em conseguir alojamentos suficientes nas sedes regionais, o Estado definiu que duas cidades de duas delegacias se enfrentem, sendo sorteadas no confronto local, as regionais de Barretos e Araraquara. Algumas modalidades podem ser sediadas na cidade, que negocia com a organização dos jogos os detalhes. Os melhores colocados neste formato se classificarão para os Jogos Abertos do Interior, entre os dias 3 e 15 de outubro na cidade de Sorocaba.

Araraquara foi representada pelo diretor técnico da 5ª Região Esportiva, José Domingos Fernandes de Andrade e também participaram da cerimônia a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, e o responsável pelo setor administrativo da Fundesport, Mateus Calazans Ferreira.

Também estiveram presentes os representantes regionais da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEL) Eduardo Russo (Ribeirão Preto), Renato Mussalém (Franca), André Barros (Barretos), Fernando Jorge Gonçalves (Inspetoria de Bebedouro) e o anfitrião, o diretor de Esportes de Américo Brasiliense, Laudionor Elias Geraldo. Outros representantes da SEL auxiliaram na condução do Congresso, juntamente com representantes esportivos das cidades da região de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, também acompanharam o evento.

Araraquara vai para a disputa com aproximadamente 350 atletas, porém o número ainda não é confirmado porque algumas modalidades que vão se classificar direto para os Jogos Abertos por não terem adversários na região. Roseli Gustavo falou sobre a missão que a Fundesport tem pela frente. “Será um desafio para todos os atletas e principalmente para as prefeituras, que nessa pandemia tiveram que fazer um grande esforço pela saúde. Eu cito a nossa prefeitura, que se mobilizou para salvar vidas e teve um gasto grande com saúde. Entretanto, em Araraquara, diferente do que acontece com outros municípios, o prefeito Edinho, que é um prefeito comprometido com o esporte, manteve todos os monitores, todos os atletas receberam e continuaram em competições, então acredito que eles estejam em um nível melhor de preparação porque eles não pararam. Eles ficaram em casa durante o tempo de pandemia e foram voltando de forma gradativa. Na nossa região central, nós vemos que muitas prefeituras desmancharam a parte de esporte, não pagaram os atletas, dispensaram os professores, enquanto aqui nós não fizemos isso. Então, por esses fatores, acredito que temos uma vantagem”, apontou.

Deixe uma resposta