CONGRESSO TÉCNICO DOS JOGOS REGIONAIS

0
455

Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araraquara

Na terça-feira (7), o anfiteatro do Departamento de Educação de Américo Brasiliense sediou o congresso técnico dos Jogos Regionais, que foi realizado pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEL), através das diretorias regionais. A competição, que chega à sua 64ª edição e é referente à 5ª Região Esportiva do Estado, será disputada entre os dias 18 de junho e 30 de agosto em Américo Brasiliense.

Durante o congresso foram definidos os grupos e os sistemas de disputas de todas as modalidades esportivas que envolvem a competição, que contará com a participação de 53 municípios. Após a não realização em 2020 e 2021 devido à pandemia, os Jogos Regionais serão realizados em formato diferente, sem sede fixa. Por conta da dificuldade em conseguir alojamentos suficientes nas sedes regionais, o Estado definiu que duas cidades de duas delegacias se enfrentem, sendo sorteadas no confronto local, as regionais de Barretos e Araraquara. Algumas modalidades podem ser sediadas na cidade, que negocia com a organização dos jogos os detalhes. Os melhores colocados neste formato se classificarão para os Jogos Abertos do Interior, entre os dias 3 e 15 de outubro na cidade de Sorocaba.

Araraquara foi representada pelo diretor técnico da 5ª Região Esportiva, José Domingos Fernandes de Andrade e também participaram da cerimônia a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, o coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes, e o responsável pelo setor administrativo da Fundesport, Mateus Calazans Ferreira.

Também estiveram presentes os representantes regionais da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEL) Eduardo Russo (Ribeirão Preto), Renato Mussalém (Franca), André Barros (Barretos), Fernando Jorge Gonçalves (Inspetoria de Bebedouro) e o anfitrião, o diretor de Esportes de Américo Brasiliense, Laudionor Elias Geraldo. Outros representantes da SEL auxiliaram na condução do Congresso, juntamente com representantes esportivos das cidades da região de Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, também acompanharam o evento.

Araraquara vai para a disputa com aproximadamente 350 atletas, porém o número ainda não é confirmado porque algumas modalidades que vão se classificar direto para os Jogos Abertos por não terem adversários na região. Roseli Gustavo falou sobre a missão que a Fundesport tem pela frente. “Será um desafio para todos os atletas e principalmente para as prefeituras, que nessa pandemia tiveram que fazer um grande esforço pela saúde. Eu cito a nossa prefeitura, que se mobilizou para salvar vidas e teve um gasto grande com saúde. Entretanto, em Araraquara, diferente do que acontece com outros municípios, o prefeito Edinho, que é um prefeito comprometido com o esporte, manteve todos os monitores, todos os atletas receberam e continuaram em competições, então acredito que eles estejam em um nível melhor de preparação porque eles não pararam. Eles ficaram em casa durante o tempo de pandemia e foram voltando de forma gradativa. Na nossa região central, nós vemos que muitas prefeituras desmancharam a parte de esporte, não pagaram os atletas, dispensaram os professores, enquanto aqui nós não fizemos isso. Então, por esses fatores, acredito que temos uma vantagem”, apontou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.