FliSol apresenta diversas atividades literárias até domingo (10); programação apresenta ainda: Samba Rock (08) e Viola na Praça (09), Feira da Boa Vizinhança (08) e Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha (10)
A FliSol – Feira Literária da Morada do Sol, a Feira da Boa Vizinhança, o Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha e os programas “Viola na Praça” e “Samba Rock na Praça” embalam a programação gratuita do fim de semana, em uma realização da Prefeitura de Araraquara.
Samba Rock e Viola na Praça – Nesta sexta-feira (08) tem “Samba Rock na Praça” a partir das 18 horas. O evento será realizado em frente à sede da Secretaria, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, localizada ao lado da Prefeitura, na Esplanada das Rosas e faz parte da programação do “Novembro Negro – Por uma Araraquara Antirracista”.
A programação conta com uma aula aberta de Samba Rock, com a participação de professores da cidade e segue até às 21h30, sob o comando musical do DJ Marcelo. A Black Music também está garantida e os “passinhos” devem guiar a animação do evento.
A organização lembra que, em caso de chuva, o evento será transferido para dentro do Palacete das Rosas.
Já no sábado, a moda de viola é atração na Praça das Bandeiras com o programa “Viola na Praça”, com início às 19 horas.
As apresentações do Viola na Praça são marcadas pelo repertório de música sertaneja raiz e pela apresentação do radialista e ex-violeiro Luiz Palombo no comando das atrações, que contam com duplas convidadas e “Palco Aberto”.
A programação apresenta: Trouble Folks com o convidado Ricardo Vignini, o violeiro e declamador Tito junto a Tião do Ouro e Amigos, e Gianini da Viola com seu repertório autoral.
Feiras – Duas feiras de artesãos e empreendedores estão na agenda gratuita do fim de semana da Prefeitura de Araraquara, com realização dos coletivos e o apoio da Coordenadoria de Economia Solidária, ligada à Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo e com atividades culturais realizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
Na sexta-feira (08) tem a Feira da Boa Vizinhança na Praça Alexandra Haddad Fakhouri, no Pq. das Laranjeiras (Jd. Universal), das 16 às 22h; no domingo (10), das 17h às 22h, tem o Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha na Praça Pedro de Toledo.
A Feira da Boa Vizinhança foca em Educação Ambiental e contará com uma gincana ecológica às 18h, e a participação de diversas instituições abordando o tema, como: Comissão Municipal de Educação Ambiental, Bioengage e Ecomeds. A Ecomeds também estará realizando o recolhimento de embalagens e medicamentos vencidos nesta sexta-feira durante a Feira da Boa Vizinhança.
A prestação de serviços de saúde voltados à população com aferição de glicemias e de pressão arterial é uma das propostas da Afep – Atenção Farmacêutica Estudantil Permanente Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAr). O grupo também realizará orientações sobre diabetes mellitus, hipertensão arterial e alimentação saudável.
A venda de artesanato, alimentos e bebidas artesanais é uma das frentes da feira, que ainda conta com algodão doce gratuito e arrecadação de alimentos para as famílias carentes do bairro.
Para entreter toda a família, crianças e adultos, a Feira da Boa Vizinhança apresenta uma programação cultural com: oficina de Artes com Liz Under (17h), música ao vivo com André Perez (18h), aula de Ritmos (19h), aula de Muay Thai (19h30) e para finalizar, show ao vivo com banda Família do Samba (20h).
No domingo (10 de novembro), oEncontro de Brechós Quem Garimpa Acha propõe uma feira variada, animando a Praça Pedro de Toledo, com diversos expositores e atrações com foco em brechós. Serão mais de 80 expositores em uma edição que chega sob o tema “Relembrando a infância” e contará com jogos e brincadeiras nostálgicas para todas as idades. Durante toda a feira, a Ludoteka 2D vai estar presente com jogos de mesa pra galera jogar gratuitamente.
Uma Gincana Nostálgica, sob o comando de A Higor, é a proposta das 19h30, enquanto logo após, às 20h, haverá o grupo Sambatrio com show musical ao vivo. Josafá Dantas (voz e violão), Cesar Marcelo (percuteria) e João Vieira (contrabaixo) formam o Sambatrio, que tem repertório focado em clássicos do samba com uma linguagem simples que privilegia a poesia das letras de compositores como Paulinho da Violão, Benito di Paula, Luiz Ayrão, Martinho da Vila – entre outros. Para a apresentação deste domingo, o grupo inclui também ícones do forró mais tradicional, como: Alceu Valença, Luiz Gonzaga, Genival Lacerda.
FliSol – Os autores de Araraquara – selecionados por meio de edital – iniciam as atividades da sexta-feira (08) com as mesas literárias: “Autores de Araraquara – Infantil”, às 9h; e “Autores de Araraquara”, às 14h.
A mesa “Infantil”, com mediação de Larissa Mariano, terá a participação de: Mateus Moneda Manoel, Marcelo Pereira, Márcia Luiz e Sonia Guzzi; enquanto que a mesa da tarde terá a medição de Casimiro Lumbandanga, e a participação dos autores: Assis Furtado, Eliézer dos Santos, Jotagá Caramuru e Moacir Calarga.
No começo da noite, às 18h, será realizada, no hall do teatro, a roda de conversa “+60 Quebrando Barreiras”, com as autoras: Fátima Scandinari, Marina Barros, Sonia Guzzi e Vera Aiello; na sequência, às 18h30, haverá o lançamento do livro “Fragmentos do Tempo”, em uma parceria com a Academia Araraquarense de Letras.
À noite, às 19h, no palco do teatro, será realizada a mesa literária “Mulheres na Literatura – Lugar de Fala”, com as autoras: Ana Filomena Amaral, Lubi Prates e Moara Tupinambá, com mediação de Valquíria Tenório.
Sábado (09) é o penúltimo dia da programação da FliSol no Teatro Municipal e a primeira atividade, às 16h30, apresenta uma intervenção cênica com Falatórios Grupos de Teatro Catanza e Cura Arte Unesp Araraquara – a intervenção propõe uma imersão na obra literária de Stella do Patrocínio.
Logo após, às 17h, será realizada a mesa literária “Ancestralidades e Reparações”, com os convidados: Alessandra Laurindo, Cláudio Lúcio Claudino e Tatiane Pereira de Souza, sob mediação do Prof. Dr. Dagoberto Fonseca.
A roda de samba “Samba Autêntico”, com Toni Santos, é atração às 18h30 e, na sequência, às 19h, tem a mesa literária “Tempos Autores” (ou a “Mesa do Patrono”), com a participação de Ignácio de Loyola Brandão e de Lilian Lyang, com mediação de Prof. Rafael Orsi.
Ignácio de Loyola Brandão dispensa comentários: o escritor araraquarense é patrono da FliSol, e imortal da Academia Brasileira de Letras. Contista, romancista, jornalista, Ignácio possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Recebeu, entre alguns prêmios, como o Jabuti – “O homem que odiava a segunda-feira” (2000, categoria Contos e Crônicas); “O menino que vendia palavras”, (2008, categorias Infantil e Livro do Ano de Ficção); “Os olhos cegos dos cavalos” (2015, categoria Juvenil) e “Se for pra chorar que seja de alegria” (2017, categoria Contos e Crônicas). Ainda, Ignácio foi eleito personalidade literária de 2021 pelo Prêmio Jabuti.
A jornalista Lilian Lyang, formada pela USP, atuou como repórter e editora em diversos veículos no Brasil e no exterior e, hoje, dedica-se ao desenvolvimento de publicações e iniciativas na área da longevidade. Seu último projeto foi a Expedição Longevidade, uma viagem às áreas mais longevas do mundo, que dará origem a um documentário.
A programação do último dia da FliSol, no domingo (10) começa pela manhã e segue até à noite. Pela manhã o foco é a literatura infantil, com programação da FliSolzinha. Lucas Tannuri, Fabiana Abi Rached e Maria Chocolate são os autores que participam da mesa “FliSolzinha: Autores de Literatura Infantil”, às 10h, com a mediação de Edi Pereira.
Às 11h, Lucas Tannuri comanda uma oficina de Artes Visuais para crianças, enquanto a educadora Ana Carolina realiza mediação de leitura e contações de história.
No final da tarde, a partir das 17h, será realizado o Sarau Delas & Slam Araraquara. O Sarau Delas é um evento aberto que acontece uma vez por mês na Praça das Bandeiras pra todas as mulheres de todas as idades. O intuito é apenas mulheres lerem seus textos e poemas que mais gostam, e agora com essa parceria com o Slam da Morada. O encontro será no Saguão do Teatro, antecedendo a mesa África Brasil.
Duas mesas literárias encerram a programação: “África Brasil”, às 18h, com as autoras: Dinha e Olinda Beja e mediação de Luana Antunes; e “Afetos”, às 19h, com os autores Poeta Seu Zé e Amara Moira e mediação de Dani Raphael.
A distribuição de ingressos para toda a programação da FliSol no Teatro Municipal vem sendo realizada através do site Sympla, de forma antecipada e gratuita. Os interessados podem reservar seus ingressos por meio do link: https://www.sympla.com.br/produtor/flisol .
· Sexta-feira (08 de novembro)
16h às 22h: Feira da Boa Vizinhança
Local: Praça Alexandra Haddad Fakhoury – Parque da Laranjeiras
Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-as-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana
18h às 21h30: Samba Rock na Praça
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva
Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/sexta-feira-08-samba-rock-e-black-music-embalam-praca-em-frente-a-secretaria-da-cultura
– FliSol:
9h: “Homenagem à Dona Ivone Lara” – antes da mesa “Autores de Araraquara – Infantil” (EMD)
9h: Mesa Literária: Autores de Araraquara – Infantil Autores: Mateus Moneda Manoel, Marcelo Pereira, Sonia Guzzi e MárciaLuiz
Mediação: Larissa Mariano
14h: “Urucungo” – antes da mesa “Autores de Araraquara” (EMD)
14h: Mesa Literária: Autores de Araraquara – Adulto Autores: Moacir Calarga, Assis Furtado, Jotagá Caramuru e Eliézer dos Santos
Mediação: Casimiro Lumbandanga
18h: Roda de Conversa: +60 Quebrando Barreiras Autoras: Sonia Guzzi, Vera Aiello, Marina Barros e Fátima Scandinari
18h30: Lançamento de Livro: Fragmentos do Tempo Parceria com a Academia Araraquarense de Letras
19h: “Preciso me encontrar” – antes da mesa “Mulheres na Literatura” (EMD)
19h: Mesa Literária: Mulheres na Literatura – Lugar de Fala Autoras: Ana Filomena Amaral, Lubi Pratese Moara Tupinambá
Mediação: Valquíria Tenório
Abertura: Banda Soul da Ilha
Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/mulheres-na-literatura-lugar-de-fala-e-destaque-na-sexta-feira-08-da-flisol
· Sábado (09 de novembro)
19h: Viola na Praça
Local: Praça das Bandeiras
Mias informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/tem-viola-na-praca-neste-sabado-09-na-praca-das-bandeiras
– FliSol:
10h: Exibição do documentário “Wallace Leal – Poderes do Espírito”
Seguido de uma Roda de Conversa
14h30: Mesa Literária: “A Literatura na Região Central”
Autores: Vilma Gomes, Maria Luiza Dolci, Eduardo Waack, Glauco Keller, Arthur Gregório Valério e Sueledy Mortol e mediação de Fabi Virgílio
16h30: Intervenção Cênica: Falatórios Grupos de Teatro Catanza e Cura Arte Unesp Araraquara – Imersão na obra literária de Stella do Patrocínio
17h: “Identidade” – antes da mesa “Ancestralidades e Reparações” (EMD)
17h: Mesa Literária: “Ancestralidades e Reparações”
Convidados: Alê Laurindo, Cláudio Lúcio Claudino e Tatiane Pereira de Souza – Mediação: Prof. Dagoberto Fonseca
18h30: Roda de Samba: “Samba Autêntico”, com Toni Santos
19h: “Mesa do Patrono”, com Ignácio de Loyola Brandão e Lilian Lyang – Mediação: Prof. Rafael Orsi
Abertura: Banda Soul da Ilha
Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/mesa-literaria-tempos-autores-reune-ignacio-de-loyola-brandao-e-lilian-lyang-na-flisol-de-sabado-09
· Domingo (10 de novembro)
17h às 22h: Encontro de Brechós Quem Garimpa Acha
Local: Praça Pedro de Toledo
Laura – (16) 99717-6040
Mias informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/confira-as-feiras-de-artesaos-e-empreendedores-do-fim-de-semana
– FliSol:
10h: “Homenagem à Dona Anicide” – antes da mesa “Literatura Infantil” (EMD)
10h: FliSolzinha: Autores de Literatura Infantil Autores: Lucas Tannuri, Fabiana Abi Rached e Maria Chocolate
Mediação: Edi Pereira
11h: “No tabuleiro da baiana” – antes da abertura da Oficina de Artes Visuais (EMD)
11h: FliSolzinha: Oficina de artes visuais para crianças
Artista: Lucas Tannuri
FliSolzinha: Mediação de leitura e Contações de História
Educadora: Ana Carolina
17h: Sarau Delas & Slam Araraquara
18h: “A Revolução é Preta” – antes da mesa “África Brasil” (EMD)
18h: Mesa Literária: “África Brasil”
Autoras: Dinha e Olinda Beja
Mediação: Luana Antunes
19h: “Latinoamerica” – antes da mesa “Afetos” (EMD)
19h: Mesa Literária: “Afetos”
Autores: Poeta Seu Zé e Amara Moira
Mediação: Dani Raphael
Abertura: Banda Soul da Ilha
Mais informações: https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/ultimo-dia-da-flisol-domingo-10-tem-programacao-o-dia-todo
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA