Confira as dicas gratuitas para curtir a cidade no final de semana

0
265

As feiras de artesãos agitam a programação de sexta-feira a domingo; também o roteiro destaca a “Viola na Praça” e a Batalha da Fonte

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Comunicação, apresenta dicas para curtir a cidade. As atividades desta agenda são realizadas ou têm o apoio ou da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo – Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

As feiras de artesãos e expositores agitam a programação de sexta-feira a domingo, com diversas atrações em variados pontos da cidade. Também, o roteiro destaca a tradição da “Viola na Praça” recebendo o Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista, assim como o Hip Hop da Batalha da Fonte, em uma edição especial com “Duplas” e Pocket Shows.

Toda a programação é gratuita.

Feiras – O GiraFeira nesta sexta-feira (06) será realizado na Praça da Independência a partir das 17 horas, com muita diversão. Música ao vivo, contação de histórias para a criançada, gastronomia, artesanato e chopp artesanal estão na programação.

A novidade do GiraFeira fica por conta do “Quiz Temático Anos 80”, sob o comando do ator Denis Pimentta. Neste quiz, os visitantes formam suas equipes e respondem perguntas relacionadas aos anos 80. Ainda: às 18h haverá Oficina de Introdução à Percussão Brasileira; depois, às 19h30 tem música com Lucas César Curti.

No sábado (07) tem: a Feira Tô em Casa no Parque Infantil, das 10 às 18h; e Sarauzinho com DJ Paçoka na Praça das Bandeiras, às 19h.

A Feira Tô em Casa no Parque Infantil realiza uma edição especial em homenagem ao Dia das Crianças e convida as crianças a participarem da festa fantasiados de seus heróis preferidos. Além de diversos expositores com produtos variados, também haverá pintura no rosto e tattoo infantil das 14h às 16h.

O Sarauzinho na Praça das Bandeiras reúne Cultura e Gastronomia, com uma programação que oferece: declaração de poesias, palco aberto para música ao vivo ou DJ. Também, em cada edição, os organizadores da feira homenageiam alguma figura atuante nas artes, cultura, artesanato ou gastronomia, com a entrega do troféu ETZinho! Ainda, Sarauzinho conta com DJ Paçoka comandando os hits que agitam a praça.

No domingo (08) tem: a feira de artesanato do Choro das Águas na Praça do Daae – Fonte Luminosa a partir das 16h; e a Feira do Pôr do Sol na Praça das Bandeiras, das 18 às 22h.

A Feira de Artesanato com artesãos e empreendedores de Araraquara e região abre a programação do Choro das Águas às 16 horas com o trabalho manual, que é fonte de renda para muitos expositores. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.

A programação do Choro das Águas, além do artesanato, também apresenta: a contação de história “Por que o mar é salgado?” com a Cia. 3 Atos, às 17h; e o rock da banda Arruda e os Danados, às 18h.

A contação tem o texto adaptado da fábula “Por que o mar é salgado?”, de Asbjornsen e Moe, sendo levada ao público infantil de maneira lúdica e reflexiva. Esta contação retoma um ambiente de imaginação e criação conjunta, a partir de histórias e objetos cênicos que permitam a interação com mundos.

Fechando as atividades do Choro das Águas, às 18h, tem a banda Arruda e os Danados – um trio de rock independente, com músicas autorais. A banda apresenta seu trabalho com uma mistura moderna de virtuosismo e peso, sem deixar de lado a “clareza” sonora, e trazendo como influências o rock britânico, o blues e o indie. Show energético com influências de um repertório empolgante!

Já a Feira do Pôr do Sol na Praça das Bandeiras, às 17h, reúne diversos expositores de Araraquara e região, com muita economia criativa, arte, artesanato, brechó e culinária. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores, além de brechó – tudo com variadas opções para presentear com artigos diferenciados e de bom gosto, com preços acessíveis. O samba clássico de Josafá Trio é atração musical da Pôr do Sol nesta edição.

Tem mais – Além do artesanato e das atrações das diversas feiras da cidade, a programação conta ainda com a tradição da viola caipira na “Viola na Praça” e com o Hip Hop e batalhas de rima realizados na “Batalha da Fonte”.

O “Viola na Praça” acontece neste domingo (08) a partir das 11 horas na Praça das Bandeiras, com destaque para a apresentação do Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista. Sob o comando do radialista e violeiro Luiz Palombo, o evento segue até às 14h com aproximadamente uma hora de Palco Livre para apresentação de duplas locais e da região. Interessados podem participar, se inscrevendo na hora.

O Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista é o convidado da edição deste domingo. Formado por alunos da Oficina Cultural de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista – projeto fomentado pelas Oficinas Culturais Municipais – o Grupo de Viola Caipira do Assentamento Bela Vista tem no comando o músico André Peres. A apresentação do grupo traz à tona clássicos da viola, como: “Menino da porteira”, “Saudades da minha terra”, “Porta do mundo” e “Chico mineiro” – entre outras.

A Batalha da Fonte é atração na Praça Scalamandré Sobrinho, ao lado da pista de skate, neste domingo (08) a partir das 17 horas. Esta edição traz como novidade a participação de duplas, além da apresentação de dois Pocket Shows, com Góes MC e Lil Ity & Luhe.

Vale destacar que a Batalha de Rima – carro chefe da programação, com os MCs disputando a pontuação para o ranking geral – promete ser emocionante com a participação de duplas, já que esta Batalha de Duplas vale pontos em dobro no ranking geral, podendo provocar uma reviravolta na classificação.

Toda a programação é gratuita e mais informações sobre as atividades estão disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara e nos links que seguem abaixo.

Confira as dicas para curtir a cidade:

Sexta-feira (06 de outubro)

17 às 22h: GiraFeira

Local: Praça da Independência

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-expositores-agitam-o-final-de-semana

–  Sábado (07 de outubro)

10 às 18h: Feira Tô em Casa

Local: Parque Infantil

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-expositores-agitam-o-final-de-semana

19h: Sarauzinho com DJ Paçoka

Local: Praça das Bandeiras

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-expositores-agitam-o-final-de-semana

–   Domingo (08 de outubro)

11h: Viola na Praça

Local: Praça das Bandeiras

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/grupo-de-viola-caipira-do-assentamento-bela-e-destaque-no-viola-na-praca-deste-domingo-08

16h: Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/choro-das-aguas-chega-com-artesanato-contacao-de-historia-e-rock-08

17h: Batalha da Fonte – “Duplas”

Local: Praça Scalamandré Sobrinho

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/domingo-08-batalha-da-fonte-tem-edicao-especial-com-duplas

17 às 22h: Feira do Pôr do Sol

Local: Praça das Bandeiras

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/feiras-de-artesaos-e-expositores-agitam-o-final-de-semana

–  E mais:

– Edital aberto: inscrições abertas para a 12ª Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues até 10 de outubro

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/inscricoes-abertas-para-a-12-mostra-audiovisual-wallace-leal-valentin-rodrigues

 – Edital aberto: contratação de projetos artísticos para 14ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ até 11 de outubro

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/edital-aberto-contratacao-de-projetos-artisticos-para-14-parada-do-orgulho-lgbtqia

– Exposição Paulino Fábio (visitação: das 8h15 às 19h30, de segunda à sexta-feira)

https://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/cultura/biblioteca-mario-de-andrade-lanca-exposicao-em-homenagem-a-paulino-fabio

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.