Dança, Novembro Negro da Morada do Sol, teatro para bebês (0 a 3 anos) e feiras de artesãos e empreendedores estão na programação
A programação da Prefeitura de Araraquara traz dicas para aproveitar a cidade, inclusive com atividades que antecedem o feriado da sexta-feira, Dia da Proclamação da República.
Confira as dicas que seguem desta quinta-feira (14) até domingo (17). Mais informações sobre todas as atividades estão disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara, em Notícias (www.araraquara.sp.gov.br).
Quinta-feira (14) – Quinta-feira tem a roda de conversa “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectivas de futuro” na programação do “Novembro Negro 2024 – Por uma Araraquara Antirracista”, realizada às 19h, na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé”, na Vila Xavier; também, no Teatro Municipal, será apresentado o espetáculo “Meu Morro”, com os estudantes da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, às 19h30, com ingressos a R$ 10.
A roda de conversa “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectivas de futuro” será coordenada pela Prof.ª. Drª. Valquíria Tenório e pelo empresário e advogado Dr. Cláudio Claudino, sob mediação de Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora executiva de Políticas Étnico-Raciais.
O encontro, que faz parte da programação do Novembro Negro da Morada do Sol, é uma oportunidade de trazer um pouco de informações da África até os convidados, no olhar de dois militantes da luta antirracista que concretizaram o sonho de conhecer a África mãe. É também a chance de desconstruir uma África estigmatizada pelo lado da fome e da miséria e evidenciar sua riqueza, o equilíbrio com a sabedoria ancestral e evidenciar uma história que é negada.
Em “Meu Morro”, 180 estudantes da EMD (dos 1º, 2º e 6º anos) prestam homenagem às crianças nascidas nos morros, trazendo suas histórias, suas comunidades, sua poesia e desafios. O espetáculo destaca o samba e a capoeira que não nasceram no morro, mas a ele subiram, buscando refúgio e alternativa.
Sexta-feira (15) – No feriado da sexta-feiratêm: o “Encontro das autoridades religiosas de Matrizes Africanas e autoridades políticas” (Dia da Umbanda), às 10h, no Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas Genny Clemente; e uma atividade para bebês de 0 a 3 anos: o espetáculo “Terra”, com o renomado grupo Sobrevento de teatro de animação, no CER Leonor Mendes de Barros, com duas apresentações: às 11h e 14h.
A programação do “Novembro Negro 2024 – Por uma Araraquara Antirracista” realiza o “Encontro das Autoridades Religiosas de Matrizes Africanas e Autoridades Políticas”, no Centro de Cultura de Religiões de Matrizes Africana “Genny Clemente”. Será nesta sexta-feira, 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, dia que é celebrado o Dia da Umbanda. A programação é gratuita e aberta a todos interessados.
O “Encontro das autoridades religiosas de Matrizes Africanas e autoridades políticas” acontece no dia 15 de novembro para celebrar o Dia da Umbanda, reunindo os religiosos de Matrizes Africanas para um diálogo com convidados políticos que tenham afinidade com o tema, sobre garantia e manutenção de Direitos. Assim, a atividade propõe um diálogo aberto entre autoridades religiosas e lideranças políticas, fortalecendo laços e trocando experiências para assegurar o respeito e a preservação das tradições religiosas.
“Terra” é o mais recente espetáculo para bebês do Sobrevento e tem por mote as memórias que todo ser humano, mesmo bebê, possui e os objetos que as encerram. Inspirado na ideia de que as crianças costumam enterrar coisas que lhes são significativas, Sandra Vargas criou um texto que fala de memória, dos laços afetivos e do amor que está dentro de todos nós e que é a base de todo ser humano.
Sábado (16) – A Feira Pets & Veg realiza mais uma edição neste sábado, no Parque Infantil, das 10h às 19 horas, unindo o amor pelos pets e a defesa do vegetarianismo em Araraquara, com expositores oferecendo produtos criativos e deliciosas opções de alimentação vegetariana.
Também: artesanato, arrecadação solidária de ração, estandes da proteção animal complementam a programação, além de duas atrações culturais: atividade infantil “Dobra a Dobra” com Drúx (15h) e samba raiz com o projeto “Samba do Mestre Irá” (16h30).
Ainda: às 17h30, haverá o Bingo Solidário, com renda revertida para ajudar os animais de Araraquara.
Domingo (17) – Domingo tem mais feira, com GiraFeira das 17h às 22h, na Praça Guido Michetti, no Jd. Imperador. Diversos expositores levam alegria, sorrisos, arte, cultura e lazer para a praça.
No GiraFeira é possível encontrar presentes bacanas e muitas ideias legais para decoração. Cerveja e chopp artesanais, salgados diversos, doces de variados tipos e sabores e muitos trabalhos artesanais estão à disposição do público.
Programação (14 a 17 de novembro)
· Quinta-feira (14 de novembro)
19h: Roda de Conversa: “Brasileiros em Países Africanos: acolhimentos e perspectivas de futuro” – com a Profª Drª Valquiria Tenório e o empresário e advogado Dr. Claudio Claudino
Local: Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva Bogé” (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 – Vila Xavier / próxima ao Tiro de Guerra)
Mais informações:
19h30: Espetáculo “Meu Morro”, com estudantes da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira /Ingressos: R$ 10,00
Local: Teatro Municipal de Araraquara (Av. Bento de Abreu, s/nº – Praça Lívio Abramo – Jardim Primavera)
Mais informações:
· Sexta-feira (15 de novembro/feriado)
10h: Encontro das autoridades religiosas de Matrizes Africanas e autoridades políticas (Dia da Umbanda)
Local: Centro de Cultura de Religiões de Matrizes Africana “Genny Clemente” (Rua Tanios Zbeidi, 506 – Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud)
Mais informações:
11h e 14h: Espetáculo para bebês “Terra”
Local: quadra do CER Leonor Mendes de Barros (no Parque Infantil – Rua São Bento, 1993 – Centro)
Mais informações:
· Sábado (16 de novembro)
10h às 19h: Pets & Veg
Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)
Mais informações:
· Domingo (17 de novembro)
17h às 22h: GiraFeira
Local: Praça Guido Michetti – Jd. Imperador (Rua Franz Arnold, duas quadras abaixo da Igreja Sagrada Família)
Mais informações:
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA