Confiança no Cartório de Registro de Imóveis (confia muito)

Principais resultados

Confiança e avaliação das instituições

  • Os Cartórios de Registro de Imóveis e os Correios são as instituições mais confiáveis das quinze pesquisadas. Oito em cada dez entrevistados (83%) têm muita confiança nos Cartórios e 67% nos Correios;
  • As instituições políticas são as menos confiáveis: não confiam no Congresso Nacional, 48%, e no Governo, 46%;
  • Os usuários corporativos estão satisfeitos com os serviços prestados pelos Cartórios de Registro de Imóveis. Das onze instituições pesquisadas, os Cartórios e os Correios tiveram as maiores taxas de aprovação, respectivamente, 89% e 80% de ótimo ou bom. Já, as empresas de internet e de telefonia são as instituições com as taxas de aprovação aos seus serviços mais baixas: 28% e 17% de ótimo ou bom;
  • Os entrevistados reconhecem a importância da função dos Cartórios de Registro de Imóveis. Para 87%, os serviços oferecidos por eles são muito importantes para a sociedade, e para 13%, um pouco importante;
  • É alta a aprovação dos serviços prestados pelos Cartórios de Registro de Imóveis. Dos dez itens específicos pesquisados sobre a qualidade dos serviços e da infraestrutura dos cartórios a nota média (numa escala de zero a dez) ficou em 9,0. Destaque para a informatização e qualidade de atendimento, respectivamente, com notas médias 9,4 e 9,3. Enquanto, abaixo da média ficaram os itens conforto (8,6) e valor cobrado (7,9) 22% deram notas abaixo seis para o item;
  • Nos últimos dez anos, a maioria percebeu mudanças nos serviços ou na infraestrutura dos Cartórios de Registro de Imóveis: informatização (80%), no atendimento (76%), no tempo de espera (76%), nas instalações (74%), no tempo para registro (70%) e nos prazos (65%);
  • Para 93%, o registro de imóvel traz muita segurança para o proprietário, para 7% traz pouca segurança;
  • 93% não comprariam imóveis que não estivessem registrados e 7% não souberam dizer;
  • 85% são contra a ideia que a Prefeitura passe a oferecer o serviço de registro de imóvel, 9% são favoráveis e 4%, indiferentes;
  • Caso a Prefeitura faça o registro de imóvel, a maioria dos entrevistados tem a expectativa negativa da qualidade desse serviço: para 85%, traria mais burocracia ao serviço, para 85%, mais dificuldades, para 85%, mais insegurança, para 80%, traria corrupção, para 65%, mais custos, para 96%, não traria mais agilidade, e para 98%, não traria mais segurança;
  • 98% têm conhecimento que somente após o registro de escritura ou do contrato a pessoa é considerada dona legal do imóvel

    Registro dá Segurança

  • Para 76%, não há corrupção nos Cartórios de Registro de Imóveis, para 11% há e 13% não souberam dizer;
  • 37% não souberam informar qual órgão ou instituição é responsável por fiscalizar as atividades dos Cartórios de Registro de Imóveis. Uma parcela de 30% declarou ser a Corregedoria, 17% o Poder Judiciário e 7% a ARISP, entre outras respostas;
  • Oito em cada dez (83%) declararam ter conhecimento que o responsável do Cartório de Registro de Imóveis tem que ser aprovado em concurso público para poder exercer a sua atividade;
  • A ampla maioria (89%) tem conhecimento que os valores cobrados pelo Cartório são fixados por lei. Uma parcela de 4% não tinha esse conhecimento e 7% não souberam responder;
  • 28% não souberam informar quanto do valor total pago ao Cartório de Registro de Imóveis é destinado ao pagamento de taxas e impostos. Em media, o valor destinado à taxas e impostos alcançou 42% do valor total.
  • Compra de imóvel nos últimos 6 meses

  • 85% dos usuários corporativos compraram imóveis nos últimos seis meses;
  • Dos compradores, 59% consideraram adequado o tempo despendido para o registro do imóvel, já, 18% o consideraram longo e 18% curto;
  • Sete em cada dez (69%) avaliam como caro ou muito caro o valor cobrado para o registro do imóvel. Desses, 33% avaliam como muito caro e 36% como caro. Para 31%, o valor é adequado;
  • Para a compra do imóvel, tanto o registro no cartório (44%) quanto a elaboração do contrato (36%) foram as etapas mais rápidas. Já, para 5% a aprovação da documentação foi a etapa mais rápida e 15%, não souberam informar;
  • Quanto à etapa do financiamento imobiliário, o registro no cartório foi mais rápido (77%) do que a elaboração da documentação e aprovação pela instituição financeira (10%) 13% não souberam informar qual etapa foi mais rápida.
  • 8 em cada 10 usuários são atendidos por Cartório de Registro de Imóveis do Interior

    Perfil do usuário corporativo

  • Oito em cada dez (80%) usuários corporativos entrevistados são usuários de Cartórios de Registro de Imóveis do interior do Estado, 15% de cartórios da Região Metropolitana e 4%, da capital;
  • A idade média dos usuários corporativos ficou em 22 anos. Um quinto (20%) das corporações tem até cinco anos, 22% mais de cinco a dez anos, 13% mais de dez a vinte anos e 37%, mais de vinte anos;
  • Os serviços mais solicitados pelos usuários corporativos nos Cartórios de Registro de Imóveis do Estado de São Paulo foram: a emissão de certidão de imóveis (65%) e a obtenção do registro de compra e venda (61%), entre outros menos citados;
  • Os principais ramos de atividade dos usuários corporativos são: administração de imóveis de terceiros (50%), construção e incorporação (33%), instituição financeira (20%) e administração de imóveis próprios (13%).
  • O Cartório de Registro de Imóveis oferece segurança!

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